Salve ó Maria: Basílica Santuário acolhe a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima após 72 anos

Salve ó Maria: Basílica Santuário acolhe a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima após 72 anos

Categoria: Basílica

10/11/2025 Por: Patrícia Mirelly Lima | Jornalista


Visita da Imagem Peregrina, vinda de Portugal, marca as comemorações do Jubileu Mariano

da Diocese de Crato; programação segue até a próxima quarta (13).

 

As mãos ansiosas corriam pelas contas do terço. Os olhos, marejados, fitavam a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Chapéus de palha, velas acesas e gestos de contrição compuseram o cenário de fé e devoção na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, uma das paróquias da Diocese de Crato agraciada com a passagem da Peregrina Mundial, vinda diretamente de Portugal, por ocasião do Jubileu Diocesano, nesta segunda-feira (10). Um marco histórico: a última visita havia ocorrido em 1953, há 72 anos.

 

Já era noite quando a banda de música municipal executou o hino de acolhida, anunciando a chegada do cortejo solene. A Imagem, trazida em meio ao povo e iluminada pela chama das velas, foi recebida com fogos e colocada à direita do altar, no interior da Basílica, onde três crianças vestidas como os pastorinhos de Fátima entoaram a “Ave-Maria”, emocionando a assembleia formada por paroquianos, romeiros e peregrinos vindos de diversas comunidades. Em seguida, os fiéis participaram da Santa Missa presidida pelo padre Cícero José, pároco e reitor da Basílica, e concelebrada por membros do clero diocesano. O momento marcou oficialmente o início da peregrinação da Imagem pela Diocese, dentro da programação do Jubileu Mariano.

 

Durante a homilia, o sacerdote destacou a profunda ligação do povo nordestino com a devoção mariana, lembrando que é no Rosário da Mãe de Deus que muitos encontram consolo e renovação da esperança. Segundo ele, “o Rosário pendurado no pescoço do nordestino, tantas vezes gasto pelo tempo, é testemunho de uma fé viva; sofrida, mas perseverante, que aprende com Maria a esperar e a confiar com esperança. No entanto, não

basta rezar: é preciso também viver a oração. A presença de Maria deve mover à compaixão, à solidariedade e ao amor concreto pelos irmãos. Não podemos ser indiferentes aos que sofrem, pois a fé sem caridade é vazia, já nos advertia o apóstolo São Tiago. Que esta visita de Nossa Senhora de Fátima fortaleça ainda mais os laços entre nós e renove o nosso compromisso de sermos povo de Deus a caminho, peregrinos de esperança e de paz”, destacou o Padre Cícero José.

 

Cortejo de fé

 

A Imagem Peregrina veio de Portugal e passou por Fortaleza antes de chegar ao Cariri. Desembarcou no aeroporto de Juazeiro do Norte, trazida pelo padre Antônio Clementino, sacerdote diocesano em missão na Diocese de Viseu, em Portugal, que acompanhará o percurso como guardião da imagem.

 

Como parte da Jornada Mariana Diocesana, a Imagem visitou o Mosteiro Nossa Senhora da Vitória, onde vivem as Irmãs Beneditinas, e percorreu diversas paróquias de Juazeiro do Norte, incluindo os santuários de São Francisco das Chagas e dos Salesianos, até chegar à Basílica. Por onde passava, altares cuidadosamente preparados nas portas das residências expressavam o carinho e a fé do povo.

 

“É uma emoção inexplicável. A gente está com o coração cheio de gratidão por receber a Imagem que passa aqui na nossa rua, contemplando a nossa cidade, a nossa região. Que Ela traga muitas bênçãos, muitas graças”, testemunhou a professora Maria do Socorro Costa. Vestida com a camisa da Pastoral da Criança, Raquel Santos não conseguia conter as lágrimas. Ao lado do marido e dos filhos, acompanhou a passagem do cortejo. “É uma

bênção, só tenho que agradecer”, disse, emocionada.

 

Entre os fiéis, histórias de fé e agradecimento se multiplicavam. Hytalo Costa, vendedor, ninava o pequeno Arthur Miguel, de apenas dois meses, enquanto partilhava um testemunho: “No ventre da minha esposa, eu consagrei ele a Nossa Senhora. Hoje estamos aqui para agradecer, porque achamos que ele tinha um probleminha no coração”.

 

Um jubileu sob o olhar de Maria

 

A visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese de Crato, realizada até o próximo dia 13 de novembro, é considerada um marco histórico para o Cariri. A programação inclui visitas a paróquias, hospitais, colégios e instituições sociais, promovendo momentos de oração, consagração e renovação da fé.De acordo com o padre Ricardo Pereira, coordenador de Liturgia da Diocese e responsável pela programação, a presença da Imagem está profundamente ligada ao Jubileu Mariano, celebrado em 2025 sob o tema da Esperança. “Nossa Senhora veio até nós para abrilhantar este jubileu e nos ajudar a rezar juntos. A expectativa é que essa devoção cresça sempre mais. Ver a fé do nosso povo alegra o nosso coração de pastor”, destacou o sacerdote.

 

Com a passagem da Imagem Peregrina, a Basílica Santuário, em comunhão com a Diocese de Crato, enriquece a sua devoção mariana e reafirma sua confiança na intercessão da Santíssima Virgem, sinal de esperança, paz e renovação espiritual para o povo juazeirense e também para a nação romeira.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.