Categoria: Basílica
30/10/2025 Por: Nayane Moreira | Jornalista
O segundo dia da Romaria de Finados foi marcado, nesta quinta-feira (30), por um momento simbólico de comunhão entre os territórios da fé peregrina do Ceará. A Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, recebeu o padre Marcos Flávio, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, localizado no distrito de Olho d’Água da Bica, em Tabuleiro do Norte. Ele presidiu a celebração eucarística na missa campal realizada na Praça do Romeiro, que reuniu milhares de fiéis.
O sacerdote esteve acompanhado dos vigários paroquiais, padres Diogo e Alan, concelebrantes, além de seminaristas da Diocese de Limoeiro do Norte e 35 paroquianos. O grupo somou-se aos devotos vindos de diversas regiões do país presentes na missa, fortalecendo o espírito de unidade e fé que caracteriza as romarias no Cariri.
“É uma grande alegria estar aqui em Juazeiro do Norte. Participar dessa experiência de fé com os romeiros e o povo juazeirense é sentir a comunhão da Igreja. Como católicos, temos o privilégio de nos sentirmos em casa em qualquer igreja do mundo. Nesses espaços de peregrinação, encontramos o colo de Deus, os braços de Nossa Senhora e a acolhida das nossas comunidades”, destacou o padre Marcos Flávio durante entrevista concedida à TV Mãe das Dores.
Caminhar na esperança
Antes do início da celebração, a imagem de Nossa Senhora da Esperança foi entronizada no presbitério, gesto simbólico que recorda a confiança cristã na promessa de Deus e a intercessão de Maria como guia nas estradas da salvação.
Ao refletir sobre o tema da esperança, padre Marcos Flávio ressaltou que a fé do peregrino ultrapassa o tempo presente e se projeta para a vida eterna. “Nossa esperança é o próprio Deus. A verdadeira mensagem de esperança não é apenas para o amanhã terreno, mas para o amanhã da ressurreição, o dia sem ocaso que o Senhor preparou para todos nós. Por isso, cremos na vida eterna e seguimos caminhando em direção à salvação”, afirmou.
Bênção aos romeiros
No encerramento da celebração, o padre Cícero José, reitor da Basílica, apresentou orientações para o bom andamento da romaria e convidou os fiéis a entoarem juntos o cântico de bênção sobre os peregrinos. Em oração, pediu que “Deus derrame o amor” sobre todos os que participam e ainda chegarão a Juazeiro do Norte até o Dia de Finados, em 2 de novembro.
Ceará, terra fértil da fé peregrina
Reconhecido por sua forte tradição religiosa, o Ceará abriga importantes centros de peregrinação que atraem milhares de devotos todos os anos. Juazeiro do Norte, pertencente à Diocese de Crato, é símbolo da fé popular em torno de Nossa Senhora das Dores e do Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista. Canindé, na Arquidiocese de Fortaleza, celebra São Francisco das Chagas, e Tabuleiro do Norte, na Diocese de Limoeiro do Norte, se destaca pela devoção a Nossa Senhora da Saúde.
Esses três polos de romaria compõem um mosaico de espiritualidade que expressa a força e a diversidade da fé cearense.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.