Entre gratidão e esperança, Basílica de Nossa Senhora das Dores celebra a passagem do ano e consagra o novo tempo a Deus

Entre gratidão e esperança, Basílica de Nossa Senhora das Dores celebra a passagem do ano e consagra o novo tempo a Deus

Categoria: Basílica

01/01/2026 Por: Nayane Moreira | Jornalista


A Basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte - CE, foi lugar de oração, gratidão e esperança na noite da última missa do ano de 2025. Às 19h, centenas de fiéis se reuniram aos pés da Mãe das Dores para confiar a Deus o encerramento de um ciclo e o início de um novo tempo, marcados pela fé e pela confiança na ação divina.

 

A celebração eucarística foi presidida pelo reitor da Basílica, Padre Cícero José, e concelebrada por toda a Comunidade Sacerdotal, composta pelos vigários paroquiais Padre Edmo Galvão, Padre Humberto Júnior, Padre Paulo Borges e Padre Raimundo Pedro, contando ainda com a assistência do diácono permanente Francisco Martins.

 

Logo na procissão de entrada, um forte sinal marcou a liturgia: a acolhida da imagem de Nossa Senhora da Esperança, apresentada à assembleia como memória viva do Ano Jubilar que se encerrava e como lembrança permanente de que a esperança permanece viva no caminho cristão, mesmo em meio aos desafios da história.

 

A celebração já introduziu a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, convidando os fiéis a iniciarem o novo ano sob o olhar materno de Maria. Na homilia, destacou-se o chamado a um sincero balanço de vida à luz da Palavra de Deus, reconhecendo em Jesus Cristo o Senhor eterno, Luz que resplandece nas trevas e fundamento seguro da esperança cristã, capaz de orientar escolhas, atitudes e projetos.

 

Inspirado nas leituras do dia, o Padre Cícero José recordou que, assim como na bênção de Aarão, todo aquele que recebe as graças de Deus é também enviado a partilhá-las. A esperança, a paz e o amor recebidos do Senhor devem se traduzir em ações concretas no cotidiano, especialmente no cuidado com os mais pobres e frágeis. A exemplo dos pastores, chamados “às pressas” para encontrar o Menino, e de Maria, que guardava e meditava tudo em seu coração, os fiéis foram convidados a unir contemplação e missão na vivência da fé.

 

Ao final da missa, sob a bênção do Santíssimo Sacramento, a assembleia confiou o ano de 2026 à graça divina, suplicando que a Luz de Cristo continue a iluminar os caminhos do povo de Deus, fortalecendo a esperança e renovando a confiança no amor do Senhor.

 

Antes da despedida, o reitor da Basílica deixou sua mensagem de Ano Novo, sintetizando o espírito da noite: “A todos um santo e abençoado ano, que o ano seja bom, porque nós vamos decidir ser bons a partir da vontade de Deus”.

 

 

Dia Mundial da Paz: o novo ano nasce sob a bênção e a proteção da Mãe e do Filho

 

Já o primeiro dia de 2026, celebrado pela Igreja como o Dia Mundial da Paz, também foi marcado por intensa vivência de fé na Basílica de Nossa Senhora das Dores. Ao longo da quinta-feira (1º), quatro missas foram celebradas (6h, 9h, 12h e 19h), reunindo fiéis em um contínuo clima de oração e entrega.

 

Entre os momentos do dia, destacou-se a oração do terço, realizada às 17h30, quando o povo de Deus se reuniu para apresentar a Mãe Santíssima os pedidos e agradecimentos, confiando-lhe os passos do novo ano. Logo após o terço, foi concedida a primeira bênção do Santíssimo Sacramento de 2026. Em sintonia com o mistério celebrado, Maria, que ofereceu Cristo ao mundo, conduziu os fiéis à Eucaristia, onde o próprio Senhor permanece vivo e presente, abençoando o início do novo tempo.

 

Na sequência, a missa das 19h foi presidida pelo vigário paroquial Padre Humberto Júnior. Ao final da celebração, o povo de Deus, em uma só voz, elevou a consagração a Nossa Senhora das Dores, ensinada pelo Servo de Deus Padre Cícero, seguida do hino da Padroeira, confiando à Virgem Bendita o pedido para que, ao longo do ano, “guarde do mal a nossa vida e abençoe-nos a Mãe Querida”.

 

Antes da consagração, Padre Humberto dirigiu-se à assembleia com palavras de confiança filial: “Nos entreguemos a Nossa Senhora, nossa boa Mãe, suplicando a sua intercessão para a nossa vida e que ela, assim como está a brilhar neste altar, brilhe também passando à frente dos nossos caminhos, da nossa vida, da nossa existência, do nosso medo, do nosso desespero, dos nossos pecados, para que Ela, nos guiando com a sua Luz, que é o próprio Jesus, tenhamos um ano próspero, abençoado, acertando em nossas escolhas.”

 

Com a igreja às escuras e apenas o nicho da Mãe das Dores iluminado, o hino ecoou como oração e entrega, selando espiritualmente o início de 2026 sob o cuidado materno de Maria. Assim, entre a gratidão pelo ano que se encerrou e a esperança confiante pelo novo tempo que se inicia, a Basílica de Nossa Senhora das Dores reafirmou sua missão de ser casa de oração, fé, paz e acolhida para todo o povo de Deus.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.