Bispo de Camaçari - BA preside missa na Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores e destaca “sete lições de fé”

Bispo de Camaçari - BA preside missa na Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores e destaca “sete lições de fé”

Categoria: Basílica

09/09/2025 Por: Patrícia Mirelly Lima | Jornalista


Dom Dirceu de Oliveira presidiu a 9ª noite do quinzenário e convidou os devotos a confiarem suas vidas à intercessão de Nossa Senhora das Dores. A celebração contou também com a participação de padres da Basílica, do clero diocesano de Crato e de dioceses romeiras que visitam Juazeiro neste período.

O bispo da Diocese de Camaçari (BA), Dom Dirceu de Oliveira, presidiu nesta terça-feira a 9ª noite do quinzenário alusivo à Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte (CE), iniciadas em 30 de agosto. Ele esteve na cidade em maio de 2022 e agora retorna para participar de uma das maiores manifestações de fé do Nordeste. Concelebraram a Santa Missa os padres da Comunidade Sacerdotal da Basílica, do clero da Diocese de Crato (CE) e de dioceses romeiras que visitam Juazeiro neste período.

A romaria de setembro, como também é conhecida, reúne milhares de peregrinos. O tema deste ano é “Peregrinos de Esperança, a exemplo do Servo de Deus Padre Cícero Romão, cuidemos da Criação”, com o lema bíblico “Eu sou a Mãe da Santa Esperança” (Eclo 24,24).

Como parte da programação diária, a imagem peregrina sai da casa de famílias da comunidade. Excepcionalmente nesta noite, a saída aconteceu da Capela do Socorro, após a bênção concedida pelo vigário paroquial, Padre Paulo Borges, marcando o início da caminhada até a igreja matriz. Os noitários foram os devotos da Hora da Graça e o Coral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Sete lições de fé

Durante a homilia, Dom Dirceu apresentou Nossa Senhora como “mãe e educadora da fé” e destacou sete lições para os fiéis e romeiros: ser peregrinos; abraçar a Cruz; aprender com o sofrimento; cultivar a esperança; cuidar uns dos outros e da Criação; rezar e reconhecer Maria como cheia de graça.

Ele também lembrou que a vida é uma caminhada e não uma festa, onde Cristo é quem guia o caminho; ressaltou a importância de abraçar as cruzes que fazem parte da vida, mas rejeitar aquelas que nascem do pecado e da injustiça, recordando a necessidade de uma “paz desarmada e desarmante”; e explicou que o sofrimento pode ser caminho de crescimento, assim como a poda fortalece a planta.

Ao final da celebração, convidou os fiéis a confiarem suas vidas a Nossa Senhora das Dores e rezou uma antiga oração de proteção, pedindo sua intercessão contra todos os perigos.

Tradição e piedade popular

A Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores é considerada o ponto alto do calendário religioso de Juazeiro do Norte, consolidando a cidade como um dos principais destinos de fé, e reafirmando o legado de Padre Cícero Romão Batista, figura central na devoção popular nordestina.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.