Reitores de Juazeiro do Norte e Canindé reforçam laços entre dois dos maiores santuários do Nordeste

Reitores de Juazeiro do Norte e Canindé reforçam laços entre dois dos maiores santuários do Nordeste

Categoria: Basílica

08/09/2025 Por: Nayane Moreira | Jornalista


A oitava noite do Quinzenário da Festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte e da Nação Romeira, foi marcada por um momento simbólico de comunhão entre dois dos maiores centros de fé e peregrinação do Nordeste: a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, no coração do Cariri cearense, e o Santuário de São Francisco das Chagas, localizado em Canindé, no Sertão Central do Ceará.

 

A celebração, realizada na noite desta segunda-feira (8), teve como destaque a presença do Frei Gilmar Nascimento, frade franciscano e reitor da Basílica de Canindé, que presidiu a missa como gesto concreto de unidade espiritual entre os dois santuários. A participação dele reforçou o elo religioso que une Juazeiro e Canindé, ambos reconhecidos por sua forte devoção popular e pelo acolhimento constante a milhares de romeiros durante todo o ano.

 

A presença do frade franciscano na Festa da Mãe das Dores também assume um caráter especial neste Ano Santo da Esperança, em que o chamado à peregrinação se torna ainda mais significativo. "Temos uma grande responsabilidade, porque milhares de peregrinos passam pelos nossos santuários. Precisamos sempre apresentar aos romeiros um sinal de esperança, por meio do acolhimento e de tudo que pudermos fazer em conjunto para reforçar essa bonita comunhão", destacou Frei Gilmar em entrevista após a celebração.

 

De Juazeiro a Canindé: a fé que une caminhos

 

A relação fraterna entre os dois santuários será reafirmada no final do mês de setembro, quando acontece a Festa de São Francisco, em Canindé. Em retribuição à visita de Frei Gilmar, o reitor da Basílica de Juazeiro do Norte, Padre Cícero José, estará presente no dia 28 de setembro, presidindo uma das noites da novena.

 

A Festa de São Francisco em Canindé acontece de 24 de setembro a 4 de outubro, e neste ano traz como tema: “São Francisco, sinal de esperança no cuidado com a criação”. A proposta da celebração dialoga com o Ano Jubilar e com a Campanha da Fraternidade, que trata da ecologia integral, além de evidenciar o carisma franciscano centrado no cuidado com a natureza e com a vida.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.