Fiéis celebram 102 anos da Diocese de Crato na Missa do Padre Cícero

Fiéis celebram 102 anos da Diocese de Crato na Missa do Padre Cícero

Categoria: Basílica

20/10/2016 Por: Daniele Castro/AMEX


Milhares de fiéis celebraram, na manhã desta quinta-feira, 20, mais uma tradicional Missa do Padre Cícero. Ao início da celebração, o bispo coadjutor da Diocese de Crato (CE), dom Gilberto Pastana, que presidiu a Santa Missa, lembrou a todos que a data de hoje é ainda mais especial, saudando a Diocese de Crato pelos seus 102 anos de criação.

A missa, realizada, às 6h, no adro da Capela de Nossa Senhora do Socorro, foi concelebrada pela equipe de padres da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e por demais padres diocesanos e romeiros.

Em sua homilia, o bispo diocesano convidou todos a responder duas perguntas que Jesus nos faz. “Como cristãos, Jesus nos faz duas perguntas que devemos responder. A primeira é ‘No dizer do povo, quem sou eu para eles?’. O que nós escutamos em nossas comunidades, em nosso trabalho, em nossas escolas sobre Jesus? Os discípulos também disseram a Jesus o que eles ouviam. As respostas eram sempre de que Jesus era um dos profetas. Mas Jesus não é um dos profetas, Jesus é O Profeta. O Único Profeta. Por isso, é importante que todos se façam a segunda pergunta: ‘Quem é Jesus para mim?’”, refletiu o bispo.

Ainda à luz do Evangelho de São Mateus (Lc 16, 13), Dom Gilberto conduziu a reflexão sobre o Senhorio de Jesus para o público presente. “Esta foi a pergunta que Jesus dirigiu aos seus discípulos e dirige a vocês. ‘Se para o povo eu sou isso, para vocês quem eu sou?’. Responda a você mesmo, quem é Jesus para você? À medida em que respondemos, Ele também responderá quem somos nós para Ele. Escute o que Ele vai te dizer. Quem é você para Ele e qual a sua importância na vida da sua comunidade, da sua Paróquia, na participação no seguimento de Jesus (...) Quanto mais nos aproximamos do Senhor, mais nós fortificamos a certeza do que Ele representa para nós”, declarou.

A Missa do Padre Cícero é celebrada todo dia 20 de cada mês, em virtude da data de falecimento de Padre Cícero Romão Batista - 20 de julho de 1934, em memória e honra do patriarca de Juazeiro do Norte (CE).

Diocese em festa

Criada em 20 de outubro de 1914, pela Bula Catholicae Ecclesiae Cura, do Papa Bento XV, sendo desmembrada da então Diocese do Ceará, atual Arquidiocese de Fortaleza, a Diocese de Crato celebra 102 anos de existência.

Situada no município de Crato, extremo sul do Estado do Ceará, a Diocese é composta hoje por 55 paróquias, organizadas em cinco regiões forâneas e distribuídas em 32 municípios cearenses.

Em comemoração à data, padres, funcionários e demais colaboradores da cúria diocesana se reuniram no Palácio Episcopal, em Crato, para participar da renovação ao Sagrado Coração de Jesus. Durante a ocasião, dom Gilberto refletiu sobre o sentido da renovação. “O hoje não é tanto o tempo cronológico, o hoje é o tempo da acolhida, da recepção. O acolhimento do Sagrado Coração de Jesus em nossa vida e em nossa comunidade. Por isso, é bom esta renovação, renovar com novos propósitos e escutar sempre do Senhor esta firmação ‘Eu estou contigo. A salvação entrou em tua casa’. Não percamos a oportunidade que Jesus nos dá”, declarou o bispo diocesano. Ao fim da celebração, os participantes cortaram o bolo em alusão ao aniversário da Diocese.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.