Vigília Pascal anuncia ressurreição de Jesus

Vigília Pascal anuncia ressurreição de Jesus

Categoria: Basílica

04/04/2021 Por: Jornalista Patrícia Silva - DRT 3815/CE


No patamar da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro do Norte, o fogo novo foi abençoado para acender o Círio Pascal que trouxe uma inscrição em forma de cruz, acompanhada das letras Alfa e Ômega e o ano corrente, para indicar que a Páscoa de Jesus nos alcança na atualidade. Cinco cravos também foram fincados simbolizando as cinco chagas santas e gloriosas do Senhor. Assim, às 19h, teve início a Vigília Pascal, mãe de todas as Vigílias, que anunciou a ressurreição de Cristo.  

O círio foi conduzido, com as luzes da Igreja apagadas, até o altar, pelo diácono Francisco Martins. No percurso houve três paradas onde, em cada uma fora dito: Eis a Luz de Cristo. A equipe de canto respondia: demos graças a Deus. O Círio foi colocado ao lado do ambão.

Já com as luzes acesas, foi entoado o exulte, proclamando a Páscoa do Senhor. Em seguida, teve início a liturgia da Palavra que contou com nove leituras e oito salmos. “A liturgia da Palavra, bem como a simbologia desta celebração, recorda a ação criadora e libertadora de Deus na história humana, culminando com a ressurreição de Jesus. É o acontecimento central de nossa fé. Quem vive alicerçado na certeza da ressurreição é nova criatura”, explicou o padre Cícero José da Silva, presidente da celebração.

Também fez parte da Vigília a Liturgia do Batismo e da Eucaristia, completando a catequese profunda da solene celebração. “A Vigília Pascal que celebramos é a reafirmação comunitária da fé na ressurreição. É a celebração da vitória da vida sobre a morte. Depois de um dia todo em silêncio e meditação sobre a paixão e morte de Jesus, a comunidade cristã exulta de alegria pela Páscoa da ressurreição do Senhor”, disse o padre Cícero José.

Com a bênção final, os fiéis que participaram de suas casas através da TV WEB Mãe das Dores Juazeiro, foram convidados a seguirem o exemplo de fé das mulheres que confiaram na vida e foram ao sepulcro, e dos discípulos de Jesus que continuaram sua missão.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.