Última noite do quinzenário da Mãe das Dores destaca caminho da humildade e do amor

Última noite do quinzenário da Mãe das Dores destaca caminho da humildade e do amor

Categoria: Basílica

14/09/2025 Por: Nayane Moreira | Jornalista


Passava um pouco das 18h deste domingo, 14 de setembro, quando a Praça do Romeiro, na Basílica de Juazeiro do Norte, começou a ser tomada por fiéis juazeirenses e visitantes. A multidão aguardava, ansiosamente, o início das celebrações da última noite do quinzenário festivo da Virgem Santíssima.

 A programação teve início com a acolhida à 53ª Procissão das Carroças, organizada pela Fundação Leandro Bezerra de Menezes, noitários do dia. O cortejo conduziu a imagem peregrina de Nossa Senhora das Dores até a Basílica, marcando o tom de fé e devoção da noite.

Ao redor do altar da Mãe das Dores, sacerdotes romeiros e diocesanos se reuniram para concelebrar a Eucaristia deste domingo da Exaltação da Santa Cruz, presidida por Dom Magnus Henrique, OFMCap, bispo da Diocese de Crato.

Na homilia, Dom Magnus destacou que a verdadeira exaltação da cruz não se compara às exaltações do mundo, passageiras e superficiais. Ela só pode ser compreendida a partir do esvaziamento interior, da humildade e da disposição para amar. “Nós precisamos esvaziar o coração de tanta maldade e de tanto veneno. Só assim conseguiremos contemplar o mistério do amor de Deus na cruz. A cruz de Cristo não deve estar apenas nas paredes, mas precisa estar exaltada dentro do nosso coração.”

Ao refletir sobre a kenosis – que significa esvaziamento interior - como condição para o encontro com Cristo, as palavras do bispo se alinharam ao que disse certa vez o Papa Francisco em discurso aos Bispos da América Central: “sentir com a Igreja é tomar parte na glória da Igreja, que consiste em trazer no íntimo toda a kenosis de Cristo”. Um chamado que convida os fiéis à humildade verdadeira, capaz de abrir espaço em seus corações para o amor de Deus e para o serviço aos irmãos.

Dom Magnus também exortou os romeiros a caminharem de olhos erguidos, sem se deixarem abater pelo peso das dificuldades, sendo preciso olhar para a cruz, fonte de vida e caminho de salvação para quem aprende a viver com humildade, perdão e amor.

Encerrando as atividades do dia, a Vila Tabuleiro Grande - espaço montado em homenagem ao vilarejo que deu origem à Capital da Fé e Nação Romeira - recebeu, na última noite de funcionamento, o show de Jordean do Acordeon, que subiu ao palco do Show do Chapéu para animar os presentes com muito forró pé de serra.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.