Categoria: Basílica
01/02/2020 Por: Assessoria de Comunicação
1.668 visualizações
O tradicional "Show do Chapéu" é atração escolhida por muitos romeiros que visitam Juazeiro do Norte por ocasião da Romaria de Nossa Senhora das Candeias. Na noite desta sexta-feira (31), não foi diferente. Após a celebração da Santa Missa, concluindo o terceiro dia de festividade na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, os fiéis devotos novamente se dirigiram ao largo da Praça do Romeiro para prestigiar o legítimo forró pé-de-serra que dessa vez ficou por conta do talento e da animação do cantor juazeirense, Felipe Show e banda.
A programação reúne, a cada ano, romeiros e romeiras de várias idades num único próposito: aproveitar uma noite de alegria com a família e amigos por meio da boa música, quermesse e dos espaços de convivência. A Praça do Romeiro torna-se um verdadeiro encontro de devotos, que não escondem a satisfação de estarem em mais uma romaria na Terra do Padre Cícero e da Mãe das Dores.
A alagoana Marili da Silva, de 76 anos de idade, afirma que esta já é a sua terceira noite no Show do Chapéu somente nesta romaria. "Não perco por nada! Durante o dia, faço as minhas visitas pela cidade e sempre depois da Missa da noite, venho para a Praça do Romeiro com minha família. Hoje, tô animada para dançar um forrozinho", garantiu a devota que veio da cidade Teotônio Vilela-AL para os cinco dias de festividade em honra a Nossa Senhora das Candeias.
Assim como a romeira Marili, não teve quem ficasse parado com o forró puxado pela sanfona entoando clássicos do forró nordestino. "Um show voltado para cultura popular, para o autêntico pé-de-serra, e com certeza faremos o melhor possivel para agradar essa romeirada que está aqui presente e que veio de muito longe para nos prestigiar", garantiu o cantor Felipe Show que já conta com 20 anos de trajetória. "Essa é a segunda vez que me apresento no Show do Chapéu, a última vez foi na Romaria da Mãe das Dores, em setembro. Fiquei muito feliz com o convite", acrescentou.
De acordo com Rosivaldo Pedro da Silva, coordenador do "Show do Chapéu", tudo é pensado como forma de acolher os romeiros, oferecendo entrenimento, convivência e atrações culturais. Além de cantores e bandas locais, o espaço também é aberto a romeiros artistas que desejem apresentar o seu trabalho. "A Basílica conta, em sua programação, com esse momento cultural, denominado "Show do Chapéu", que tem por objetivo fazer com que o romeiro possa se confraternizar. A programação traz música popular, cultural, como importante momento social dentro da nossa festa", explicou Rosivaldo.
Juazeiro Antigo
Além dos shows, outra grande atração nas noites de romaria para os visitantes consiste na quermesse organizada no cenário da "Vila Tabuleiro Grande", representando o município de Juazeiro do Norte antigo. A arquitetura das poucas casas da época e até mesmo a Capelinha de Nossa Senhora das Dores, com o seu capelão Padre Cícero e a devoção à Nossa Senhora das Dores são figurados no espaço, com intuito maior de resgastar a história da cidade.
Já a quermesse é organizada sob a coordenação dos casais do ECC (Encontro de Casais com Cristo), bem como por outras Pastorais e Movimentos da Basílica Santuário. Tudo visando acolher bem a quem chega no local. Sandra Maria, de Teresina-PI, aprovou o espaço e se diz satisfeita com a acolhida. "Aqui a gente fica a vontade, se diverte e ainda aproveita para fazer uns registros em fotos para levar como lembrança para casa", declarou.
Por Ingrid Monteiro - Jornalista (MTB 3595/CE)
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.