Semana da Família na Basílica Santuário reforça Igreja doméstica

Semana da Família na Basílica Santuário reforça Igreja doméstica

Categoria: Basílica

14/08/2020 Por: Jornalista Patrícia Mirelly


Desde 1992, no mês de agosto, dedicado às vocações, a Igreja no Brasil celebra a Semana da Família, com momentos de oração, formação e reflexão. Este ano o tema é inspirado no livro de Josué: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Cf. Js 24, 15). Por causa da pandemia de Covid-19, a mobilização dos grupos e das comunidades paroquiais acontece de forma virtual, até o dia 15 de agosto.

A Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte - CE, além de seguir o roteiro “Hora da Família”, preparado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), organismo vinculado à Comissão Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), teve programação virtual, organizada pela Pastoral Familiar e pelo Encontro de Casais com Cristo (ECC), como visita missionária online, oração do terço em família e o encontro virtual do ECC, além de uma live musical solidária em prol do Instituto Monsenhor Murilo.

O Casal coordenador paroquial da Pastoral Familiar, Cicero e Simone Lourenço, avalia que estes momentos são oportunidades para os pais darem testemunho de amor no acolhimento aos filhos, para que estes possam crescer e tenham bom êxito na vida. Neste sentido, o diálogo, a oração, a afetividade e o perdão são essenciais. “Nós somos responsáveis pela santificação das nossas famílias. Que nestes tempos, principalmente, nós possamos dar testemunho de pais e mães amorosos e insistentes para que os nossos filhos deem certo”, considerou o casal.

O Padre José Cláudio da Silva, assistente eclesiástico da Pastoral Familiar, reforça que, especialmente neste tempo de pandemia, no qual também se busca fortalecer a Igreja doméstica, a oração deve estar sempre em primeiro plano. Depois, vem a educação dos filhos de modo que eles também se sintam motivados a constituir novas famílias. “Se todos nós vivermos esse ideal de vida, sendo fraternos uns com os outros, ninguém irá sofrer, nem passar por necessidades. Por isso a Pastoral Familiar teve essa preocupação: Eu e minha casa serviremos ao Senhor. E fazemos isso amando, perdoando, indo ao encontro”, disse o padre.

A programação da Semana da Família pode ser acompanhada no canal da TV Web no Youtube e nas redes sociais.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.