Categoria: Basílica
02/11/2020 Por: Jornalista Patrícia Mirelly
A Romaria Virtual de Finados foi concluída ao meio-dia desta segunda-feira, dia 2 de novembro, sob o repicar dos sinos anunciando a “Despedida do Romeiro e Bênção do Chapéu” no interior da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte – CE. Os romeiros participaram, mas em número reduzido e sentados nas indicações dos bancos, conforme o protocolo de enfrentamento à Covid-19.
Pela transmissão da TV Web, no YouTube e nas redes sociais, os demais puderam receber as bênçãos de Deus pelas mãos do bispo da Diocese de Crato – CE, Dom Gilberto Pastana, e, assim, renovar o ânimo necessário para dar seguimento a vida, iluminados pelos tema desta romaria: “A fé na ressurreição: a certeza da vida eterna”. Participaram deste momento o pároco e reitor da Basílica, Padre Cícero José da Silva, e os vigários paroquiais, Padre Antônio Romão e Padre Paulo Borges.
“Com essa paraliturgia, nós queremos então encerrar esse ciclo de Romaria do ano de 2020. Esta partilha de fé e de esperança nos fez recordar que a vida é sempre um dom de Deus. A vida que Deus criou tem essas duas dimensões: a dimensão humana, história e temporária, e a dimensão eterna, permanente e imortal. A morte nada mais é do que a passagem nessas duas vidas, a passagem da vida para a vida definitiva”, disse o bispo em sua catequese sobre o tema da Romaria.
Na bênção do chapéu, também é costume divulgar a quantidade de peregrinos registrados na sala de atendimento. Por causa da pandemia, os números foram contabilizados a partir da participação nas redes sociais da Basílica. De acordo com o relatório do setor de Comunicação, emitido por meio do site “Reportei”, do dia 29 de outubro a 1º de novembro, as páginas do Facebook e do Instagram contabilizaram quase 2 milhões de impressões. As cidades mais alcançadas foram, respectivamente: Juazeiro do Norte (19.338), São Paulo-SP (11.379), Fortaleza-CE (4.524), Maceió-AL (4.188), Rio de Janeiro-RJ (4.170), Natal-RN (4.070) e Campina Grande-PB (3.113). Já no YouTube foram 40.447 visualizações.
Leia na íntegra a catequese do bispo
A fé na ressurreição: certeza da vida plena para todos
Com essa paraliturgia, conhecida por todos nós como a ‘Benção do Chapéu e Despedida dos Romeiros’, nós queremos, então, encerrar esse ciclo de Romaria do ano de 2020. Esta partilha de fé e de esperança nos fez recordar que a vida é sempre um dom de Deus e a verdadeira vida boa vivemos em comunhão com o nosso Deus. Quem reconhece que é obra de Deus, quem reconhece que nenhum de nós existimos por nós mesmos, mas nós somos criados no amor do Pai e, certamente, nós também confiamos que essa criação é eterna. A vida que Deus criou tem essas duas dimensões: a dimensão humana, história e temporária, e a dimensão eterna, permanente e imortal. A morte nada mais é do que a passagem nessas duas vidas, a passagem da vida para a vida definitiva.
O Senhor nos criou para vivermos eternamente. Que nós possamos escolher o Senhor da nossa vida, reconhecê-lo como criador da nossa vida. Nós vimos para Ele, e a Ele nós devemos retornar. Ele nos criou diferente de todas as outras criaturas, porque Ele nos criou por amor e nos dá a liberdade e consciência para que usemos bem essas duas dimensões da nossa vida.
Que não paire em nossas mentes e em nossos corações a dúvida do amanhã, o medo da morte, mas que tenhamos absoluta certeza que Deus nos dá uma vida plena. E essa vida plena não é para os escolhidos, é para todos e todas. Nós participamos dela quando escolhemos viver plenamente segundo o desejo do Senhor. Portanto, vocês que estão aqui e os irmãos que rezam conosco e participam conosco, tenhamos essa fé na Ressurreição, na vida que não acaba com a morte. A morte é apenas uma passagem, é necessária para a verdadeira vida. ‘Se o grão de trigo não morre não gera frutos’ (Jo 12, 24). Se nós não morremos humanamente, nós não passaremos para Deus, nós não ressuscitaremos para o Senhor.
Nós estamos aqui nesta Romaria, fortalecidos com aquilo que aqui celebramos, com aquilo que aqui nós já sabemos. E os que rezam conosco também, sintam-se fortalecidos pela força do amor. Esse amor é eterno. E assim vivam abundantemente. Que todos nós nos renovemos, nos fortaleçamos para continuar a missão que o Senhor nos deu, que saíamos mais convencidos da Graça de Deus, na absoluta certeza que Senhor nos ama e o Senhor nos quer sempre próximos e próximas d’Ele.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.