Romaria Virtual contou com cerca de 3 mil minutos de programação na TV WEB Mãe das Dores e 20,5 mil inscritos

Romaria Virtual contou com cerca de 3 mil minutos de programação na TV WEB Mãe das Dores e 20,5 mil inscritos

Categoria: Basílica

21/07/2020 Por: Patrícia Mirelly


A Romaria Virtual atingiu o pico de 54, 6 mil visualizações simultâneas e cerca de 3 mil minutos de programação, entre os dias 17 e 20 de julho, na TV WEB Mãe das Dores Juazeiro. Os relatórios foram emitidos pela Assessoria de Comunicação da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, através das  ferramentas ‘Reportei’ e ‘YouTube Analytics’, na manhã desta terça-feira, dia 21. 
A programação alusiva aos 86 anos de falecimento do Padre Cícero Romão Batista começava às 6h, com celebração eucarística, e só finalizava às 22h, com o ‘Show do Chapéu’. Ela foi adaptada à internet como medida de segurança para evitar o contágio da Covid-19 e proporcionar à nação romeira a mesma experiência de fé, ainda que geograficamente distante. As transmissões aconteceram ao vivo no canal da TV Web Mãe das Dores, no YouTube, e na página da Basílica Santuário no Facebook. 


Embora virtual, a romaria preservou momentos tradicionais como o ‘Encontro com os Romeiros’, conduzido pela Irmã Annette Dumoulin, e o ‘Show do Chapéu’, com os benditos que tocam o coração dos romeiros. A estreia do programa ‘Espaço Sagrados’ também caiu nas graças dos internautas, que se emocionaram revivendo itinerários feitos à Igreja dos Franciscanos e Salesianos (Santuário de São Francisco das Chagas e Santuário Sagrado Coração de Jesus), Museu Vivo, Horto, Santo Sepulcro, Basílica Santuário, Capela do Socorro, Casarão e Memorial Padre Cícero. 
As transmissões contaram mais de 2,5 mil likes (curtidas) e mais de 2,3 milhões de visualizações no canal. Esse número informa quantas vezes um vídeo foi assistido, representando um indicador importante do desempenho do conteúdo, segundo o próprio YouTube. E o melhor: de forma orgânica, isto é, todas as pessoas visualizaram e interagiram com a publicação sem que a Basílica precisasse pagar nenhum centavo. Ao fim da Romaria Virtual, o canal atingiu 20, 5 mil inscritos. 


As métricas mais importantes para o YouTube são, justamente, os minutos assistidos, os inscritos no canal e as visualizações. A intenção dele é que o usuário seja mantido na rede social, ou seja, quanto mais tempo este permanece acessando a ferramenta, mais o conteúdo vai ser valorizado. 

Redes sociais

Ao fim da Romaria Virtual, a página da Basílica Santuário no Facebook registrava 90 mil curtidas. A programação teve 1 milhão de alcance e 3 milhões de impressões totais. De acordo com as métricas dessa rede social, o ‘alcance’ contabiliza o número de pessoas que viu uma das publicações pelo menos uma vez. Já o segundo, indica o número de vezes que qualquer um deles apareceu na tela de uma pessoa. Esses registros são ainda mais significativos porque o Facebook alterou, em 2019, o algoritmo para priorizar publicações feitas por amigos e familiares [dos seus usuários] mais do que páginas de empresas e instituições, por exemplo. O algoritmo é responsável por organizar e ordenar quais posts são mais interessantes para o usuário. Já o perfil da Basílica no Instagram registrou 22,5 mil curtidas, com 37 mil alcances e 433 mil impressões, sendo que a média de retenção dos stories foi de 97% o que significa dizer que o conteúdo publicado neles foi visto até o fim, sem avanços ou saídas da página. 

“Tudo isso é resultado de um trabalho coletivo. O nosso setor de Comunicação se uniu ao setor de Comunicação da nossa Diocese [de Crato-CE]. Éramos um time de dez profissionais que colocaram os seus talentos a serviço da Casa da Mãe das Dores. Mas nada seria possível sem a confiança do nosso reitor, Padre Cicero José da Silva. Ele acredita, aposta e incentiva as nossas ideias e projetos. E, claro, os romeiros que, a cada dia da programação, interagiam, comentavam e compartilhavam os conteúdos. Foram tantas mensagens de carinho... Isso nos animava muito”, disse a jornalista responsável pelo setor de Comunicação, Patrícia Silva. 

Toda a programação está disponível no canal da TV Web Mãe das Dores no Youtube e na página da Basílica no Facebook.

Destaque na imprensa 

Assim como as redes sociais, a Romaria Virtual também repercutiu nos veículos de rádio, televisão e sites da internet, locais e regionais, incluindo outros estados do Nordeste, e até mesmo na imprensa nacional, como o ‘Hora 1’, noticiário matinal da Rede Globo, e o 'Portal A12’, ligado ao Santuário Nacional de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo. 
O ‘Hora 1’ destinou mais de três minutos para uma entrada ao vivo, direto da Capela do Socorro, no dia 17 de julho, às 5h, para falar sobre a abertura da romaria. A reportagem está disponível no site do Globo Play com o título: ‘Celebração que lembra os 86 anos da morte do Padre Cícero será via internet’. 


No dia anterior, às 16h, o 'Portal A12’ promoveu uma live (transmissão ao vivo) compartilhada com o reitor da Basílica, Padre Cícero José da Silva, para tratar do ‘Padre Cícero [Romão]: desafios pastorais depois de 86 anos de sua morte’.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter