Profissionais do SAMU recebem homenagens e bênção aos pés da imagem do Padim Ciço

Profissionais do SAMU recebem homenagens e bênção aos pés da imagem do Padim Ciço

Categoria: Basílica

15/10/2020 Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE


O lugar foi bastante simbólico: aos pés da estátua do Padre Cícero Romão, principal cartão postal de Juazeiro do Norte. Lá, ao fim da tarde desta quinta- feira, dia 15 de outubro, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da região do Cariri foram homenageados pelo intenso trabalho realizado no combate a pandemia do coronavírus, e abençoados pelas mãos do Padre Cícero José da Silva, reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.
A ideia era agradecer a dedicação de cada um. “Esse momento é de gratidão, de reconhecer o trabalho destes profissionais que doaram suas vidas, que se dedicaram e enfrentaram o desconhecido, apesar de todo medo, de toda angustia, apesar de todas as dificuldades que estes profissionais enfrentam no dia-a-dia”, disse o doutor Marco Rulim, coordenador do SAMU Cariri base Juazeiro do Norte.
As homenagens iniciaram com um sobrevoou de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que atua na missão de salvar vidas junto ao SAMU. Depois os profissionais escutaram as palavras de motivação do coordenador do SAMU Cariri e do deputado federal Pedro Bezerra, recebendo, em seguida, a bênção do padre Cícero José. “Acredito que tudo o que nós reconhecermos para estes profissionais da área da saúde é pouco, diante do que eles foram e estão sendo para nós. Estamos em uma travessia, pois o coronavírus ainda não acabou, e requer essa homenagem porque eles são sim verdadeiros heróis”, falou o sacerdote recordando também que, em todos os dias da pandemia, um dos mistérios do terço mariano rezado na Basílica é na intenção deles.
Além disso, os profissionais também receberam mensagens em um telão, ganharam flores e homenagem musical ao som de Fábio Carneirinho.

Trabalho Intenso

Para atender a população 24 horas por dia, de domingo a domingo, a base Juazeiro do Norte conta com cerca de cinquenta profissionais entre médicos, enfermeiros, atendentes que atuam com as finalidades de ser o primeiro atendimento para urgência e atender bem a população. “A gente tem heróis no anonimato que todo dia está salvando vidas, com aquele trabalho de formiguinha, mas que, no fundo do nosso coração, merecem todo nosso respeito, toda nossa gratidão”, enfatizou doutor Marco.
Se reunir para receber esta homenagem funcionou como um impulso para continuar a caminhada. “Infelizmente perdemos muita gente, ainda tem muita gente que está se recuperando, principalmente da nossa equipe, mas a gente tá na luta. Estar aqui, todo mundo reunido para receber esta homenagem, é um grande prazer e principalmente aos pés do Padre Cícero que sempre nos ajudou. Em todos os momentos sempre pedimos força a ele para que ele não deixasse a gente desabar”, disse, emocionada, a agente Graça Oliveira, que está no SAMU desde quando ele começou a operar nesta região, há seis anos.
Estes profissionais atuam na linha de frente no combate a COVID-19, de forma mais intensa, desde março. Hoje Juazeiro do Norte se encontra na quarta fase do plano de retomada gradual das atividades econômicas.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter