Padre Cícero José preside novena solene no Santuário do Morro da Conceição, em Recife

Padre Cícero José preside novena solene no Santuário do Morro da Conceição, em Recife

Categoria: Basílica

08/12/2021 Por: Patrícia Mirelly - Jornalista


Um intercâmbio de santuários. Foi assim que o pároco e reitor da Casa da Mãe das Dores definiu o convite que lhe foi feito pelo Padre Pedro Luis dos Santos, missionário redentorista e guardião do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, para presidir a última noite da novena solene dedicada à padroeira, venerada como "rainha do Morro", bairro popular do Grande Recife. 

Entre fins de novembro e meados de dezembro, a comunidade se reveste de azul e branco para prestar homenagens de devoção à Imagem de uma tonelada e oitocentos quilos trazida da França e entronizada no Morro, em 1904, quando a Igreja Católica celebrava os cinquenta anos do dogma da Imaculada Conceição. 

Padre Cícero José agradeceu a acolhida e expressou alegria em celebrar, como romeiros, a tradicional novena. Refletindo sobre o tema desta última noite - que as religiões sejam construtoras da fraternidade e da justiça social - disse que "olhando para a Mãe do Morro, a Imaculada Conceição, representamos toda a humanidade chamada a servir Jesus com alegria, sabendo conviver mutuamente uns com os outros, apesar das diferenças e personalidades", afinal, acrescentou ele, como diz o Padre Cícero Romão, "romeiro de verdade vive na fraternidade".

Saiba mais

A Festa do Morro da Conceição, como é conhecida, reúne fiéis advindos não apenas da região metropolitana de Recife e Olinda, mas também do agreste setentrional, zona da mata e até de outros Estados circunvizinhos. Há uma prática devocional de levar as crianças nascidas durante o ano para tocar a Imagem de Nossa Senhora como forma de agradecimento.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.