O dia 20 e os verbos que regem a vida romeira

O dia 20 e os verbos que regem a vida romeira

Categoria: Basílica

20/07/2021 Por: Patrícia Mirelly Lima - Jornalista


A cada dia 20, romeiros e devotos  amanhecem em vigília, oferecendo a Deus orações de sufrágio pela alma santa do Padre Cícero Romão Batista. 

Tradicionalmente, é na Capela do Socorro onde acontecem as mais vivas demonstrações de fé e de gratidão pelas graças alcançadas. Este é o segundo ano, porém, que essas demonstrações ficam apenas no coração. A pandemia de Covid-19 tem limitado a presença física, mas a presença espiritual permanece viva. E em  sintonia de corações, eles unem as preces para louvar e agradecer o testemunho do padrinho, trazendo também as suas intenções pessoais, sua família e sua comunidade.

Foi assim nesta terça-feira, 20 de julho, memória dos 87 anos da passagem do patriarca do Nordeste para a eternidade. 

A missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba, Dom Francisco de Sales, ligado à Ordem do Carmo (carmelitas). Na homilia, trouxe cinco verbos para iluminar a caminhada de fé dos romeiros no discipulado a Jesus Cristo à luz dos passos do Padre Cícero: permitir, acolher, cuidar educar e humanizar. 

Concelebraram a missa alguns padres da Diocese de Crato e das demais dioceses romeiras, localizadas principalmente no Nordeste. Para evitar a contaminação pelo vírus da Covid-19, uma pequena mesa, coberta por um corporal, foi colocada próxima ao altar para a comunhão dos sacerdotes concelebrantes. 

No interior da capela, estavam a equipe de liturgia e alguns representantes do poder público municipal. O prefeito Glêdson Bezerra lamentou a decisão de suspender a romaria presencial, mas disse que o fez unicamente para salvar vidas e que num futuro breve Juazeiro reabrirá as portas para acolher todos os romeiros. Ao fim da celebração, ao lado da primeira dama, ele depositou um ramalhete de flores no túmulo do Padre Cícero.

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.