Missa em honra a Nossa Senhora de Fátima: Permanecer em Jesus, a verdadeira videira

Missa em honra a Nossa Senhora de Fátima: Permanecer em Jesus, a verdadeira videira

Categoria: Basílica

13/05/2020 Por: Assessoria de Comunicação


A Igreja, em todo o mundo, celebra nesta quarta-feira, dia 13 de maio, a memória de Nossa Senhora de Fátima, aparecida a três pequenos pastores na Cova de Iria, em Portugal, em 1917.

Naquela época, a humanidade era ameaçada pela guerra. Mais de cem anos depois, a humanidade também se encontra ameaçada, mas por um inimigo invisível, o novo Coronavírus, que tem feito milhares de vítimas ao redor do globo terrestre.

Ao presidir a Missa na Capela do Socorro, celebrando a memória da Virgem Maria, o reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, Ceará, Padre Cícero José da Silva, disse aos devotos e romeiros que, apesar das circunstâncias, é preciso “permanecer em Jesus, a verdadeira videira”. Eles acompanharam a transmissão pela TV Web Mãe das Dores, no canal do Youtube, e na página da Basílica, no Facebook. O Padre os ajudou a viver este dia, tão querido pelo povo católico, a partir da simbologia da videira, numa associação à azinheira na qual a Mãe de Jesus apareceu aos pequenos pastores.

“Com o coração dolorido, como pai espiritual, trago cada um e coloco no altar. As palavras de Jesus, no Evangelho, nos dá a resposta para este tempo: ‘permanecer com Deus’. Somente unido a Ele, os discípulos podem dar frutos. Jesus, sabendo o que iria acontecer com eles, mortes, prisões, perseguições, pediu aos discípulos e deixou um recado para nós: mesmo diante das dificuldades, se faz necessário permanecer com Ele e nEle”, disse o padre, citando também o exemplo do Padre Cícero Romão: “À luz da Palavra, Padre Cícero viveu o Evangelho. Permanecer em Jesus, mesmo diante das perseguições, dos sofrimentos, foi o que fez o padrinho”.

Ao se referir à memória de Nossa Senhora de Fátima, especialmente celebrada neste mês de maio, o reitor da Basílica afirmou que Ela sempre permaneceu ligada ao Filho, principalmente no Calvário. “Ao longo da história, Maria caminha com todos nós, os filhos que recebeu ao pé da Cruz, exemplo de permanência firme na videira da vida”.

Oração do vazio

Diante do túmulo do padrinho dos romeiros, Padre Cícero José ajoelhou-se e recitou a “Oração do vazio”, lembrando todos os romeiros que se recomendam às suas orações, principalmente neste tempo de pandemia. A oração foi composta pelo Cardeal português José Tolentino de Mendonça. Leia na íntegra:

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.