Missa do dia 20: Olhar para o testemunho do padrinho e repensar a relação com Deus e com os irmãos

Missa do dia 20: Olhar para o testemunho do padrinho e repensar a relação com Deus e com os irmãos

Categoria: Basílica

20/09/2020 Por: Jornalista Patrícia Mirelly


1.108 visualizações


A cada dia 20, romeiros e devotos rezam pela alma do Padre Cícero Romão Batista, dando graças a Deus pelo dom de sua vida, por sua fé e por sua resposta generosa ao pedido do Sagrado Coração de Jesus: “E tu, Cícero, toma conta deles!”. Especialmente neste dia 20 de setembro, essa ação de graças foi elevada duplamente por ser o domingo consagrado ao Senhor.
Apesar de o decreto Estadual e as orientações pastorais da Diocese de Crato – CE já permitirem cerimônias religiosas abertas à metade do público, a Eucaristia foi celebrada a portas fechadas a fim de evitar aglomerações, já que todos os afetos e recordações dos romeiros estão ligados à Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde se localiza o túmulo do Padre Cícero e onde sempre acontece a Santa Missa.  
Durante toda a semana, eles foram orientados a continuar acompanhando a celebração ao redor de seus altares domésticos, mas sempre com o coração espiritualmente voltado para Juazeiro do Norte – CE, por meio da transmissão da TV Web Mãe das Dores Juazeiro e das emissoras parceiras. 
A Missa foi presidida pelo pároco e reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José da Silva, concelebrada pelo vigário paroquial, Padre Paulo Borges, assistida pelo diácono Francisco Martins. A liturgia deste dia convidou a repensar as atitudes em relação a Deus e aos irmãos, segundo a homilia do Padre Cícero José, especialmente no Evangelho, que apresenta a parábola dos operários chamados a trabalhar na vinha do Senhor [Cf. Mateus 20, 1-16ª].
“Hoje nós rezamos, lembrando a memória do Padre Cícero Romão. E, quando nós olhamos para o seu testemunho, constatamos que viver a justiça, a partir do amor ao próximo, foi uma virtude. Ele acolheu e ajudou a todos, conforme a necessidade de cada um, seguindo, assim, sempre a vontade divina. E ensinou a mensagem do Evangelho, dizendo: ‘Deus nunca deixou trabalho sem recompensa, nem lágrimas sem consolação’”, disse Padre Cícero José. 
Neste sentido – continuou – é preciso repensar as atitudes e responder aos apelos de Deus, convertendo o coração para olhar as coisas com olhar divino e, assim, entender e agir conforme o agir divino. “Que cada um e cada uma possamos sentir, nas nossas orações, nas nossas invocações, o que o Salmo de hoje reza: ‘Deus está perto da pessoa que O invoca’ [Cf. Salmo 144]”. É nesta fé repleta de esperança que segue o povo romeiro. 
Ao fim da Missa, Padre Cícero José também reforçou a necessidade de não se descuidar em relação ao coronavírus, que ainda circula no país, recordando as medidas protetivas, como lavar as mãos e usar máscara facial, principalmente o grupo de risco (crianças, idosos e pessoas com comorbidades). “O coronavírus ainda não acabou, não podemos nos comportar como se ele não mais existisse. Por isso, tomemos cuidado. Devemos fazer a nossa parte para que a vida plena seja para todos”, orientou.

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.