Mensagem de gratidão ao Padre Antônio Romão (Padre Toninho)

Mensagem de gratidão ao Padre Antônio Romão (Padre Toninho)

Categoria: Basílica

31/07/2022 Por: Assessoria de Comunicação


Na Basílica Santuário de Juazeiro do Norte-CE, a noite deste sábado, 30 de julho, foi marcada pela Missa da gratidão pelos sete anos de serviço ofertado pelo padre Antônio Romão à Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Padre Toninho, que exercia o ministério como vigário paroquial da Casa da Mãe das Dores desde a ordenação até aqui, viajará para Roma nos próximos dias, onde passará algumas temporadas aprofundando os estudos na área da teologia dogmática.

Para a ocasião, o reitor da Basílica Santuário, Padre Cícero José, em nome da comunidade sacerdotal, dos paroquianos e dos romeiros, emitiu uma mensagem de agradecimento.

 

Leia a mensagem na íntegra:

 

Mensagem de gratidão ao Padre Antônio Romão (Padre Toninho)

 

“Não deixo de dar graças por você, mencionando-o em minhas orações.”

(Efésios 1, 16)

 

Querido irmão,

 

Atendendo ao chamado do Espírito Santo, dom de Deus, agora vais para terras distantes, a fim de aprofundar os estudos teológicos e desta forma servir ainda melhor o rebanho de Cristo. Como sacerdotes, somos responsáveis por continuar a missão de Jesus, testemunhando o Evangelho e sendo sinal do ressuscitado na vida dos irmãos, especialmente os mais necessitados.

 A missão nos une e nos faz um como a Trindade, mas também nos leva a seguir caminhos diferentes e alargar as fronteiras da nossa existência para seguirmos os desígnios divinos e deixar-nos conduzir a qualquer lugar que o Pai nos enviar. “Missão é sempre partir”, é o que nos comunica Dom Helder Câmara em um dos seus escritos. No entanto, mesmo chamados a trilhar por estradas distintas, permanecemos com os corações unidos e, pela graça de Cristo, membros de um só Corpo e um só Espírito.

Padre Antônio, a quem carinhosamente chamamos de Toninho, em nome da Comunidade sacerdotal da Basílica Santuário de Juazeiro do Norte-CE, dos paroquianos de Nossa Senhora das Dores e dos romeiros que vêm abrigar-se sob a proteção materna da Santíssima Virgem, rendemos graças a Deus por estes sete anos em que exerceu o ministério junto a nós, sendo pastor zeloso e continuador do trabalho evangelizador do Padre Cícero Romão Batista. Esperamos, também, que este período tenha sido para ti uma experiência fecunda para o exercício e aprofundamento do teu ministério.

Na Bíblia, o número sete significa totalidade, é o número da perfeição de Deus. Sete são os sacramentos. Sete são os dons do Espírito Santo. Sete são as ações das obras de misericórdia corporais e espirituais. Sete foram os anos que passaste aqui na Casa da Mãe das Dores celebrando os sacramentos, observando os mandamentos e deixando-se guiar pela ação do Espírito Santo. Por isso, a palavra para este tempo é gratidão.

Durante esses anos, fosse para nós mais que um irmão no sacerdócio; és um amigo, um Cirineu, que ajudou-nos a caminhar nesta paróquia, sendo companhia nas alegrias e sustento nos desafios de conduzir os paroquianos e romeiros nas “estradas do mundo rumo ao Céu”. De modo particular, agradeço a paciência em me ensinar aquilo que eu não sabia. Obrigado pelos momentos que nos  ajudou a rezar, através da organização e zelo com os momentos litúrgicos. Obrigado pelas boas risadas, muitas vezes até de nós mesmos. Obrigado pelas partilhas de vida e missão.

Ficamos felizes pela sua conquista. Aqui, permanecemos firmes na certeza de que a distância quilométrica que a partir de então vai nos separar; a oração, as redes sociais e os meios de transporte vão aproximar. Nos encontraremos diariamente na mesa da Eucaristia, pois a nossa meta, apesar da humanidade que teima em nos desviar, é chegar ao céu, nossa morada.

Conte com a nossa amizade fraterna e as nossas orações. E lembre-se, na Casa e no Coração da Mãe das Dores há sempre lugar para um filho amado.

 

Por tudo, obrigado!

 

Padre Cícero José da Silva

Pároco e reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.