Mensagem de acolhida aos Padres Thiago Brito e Humberto Júnior

Mensagem de acolhida aos Padres Thiago Brito e Humberto Júnior

Categoria: Basílica

05/02/2024 Por: Assessoria de Comunicação


No último domingo, 4 de fevereiro, os padres Thiago Brito e Humberto Júnior foram acolhidos na Santa Missa das 19h como novos vigários paroquiais da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. Ao final da celebração, o reitor, Padre Cícero José, em nome da comunidade sacerdotal, paroquianos e colaboradores, dirigiu a eles palavras de acolhida. 

Leia na íntegra: 

Mensagem de acolhida aos Padres Thiago Brito e Humberto Júnior

Caros irmãos, Padre Thiago e Padre Humberto,

“O senhor me chamou para uma grande missão!” É assim que Dom Pedro Brito Guimarães, dotado de inclinação poética e musical, conta a sua história vocacional em uma das mais belas composições de sua autoria. Uma letra escrita para narrar a trajetória sacerdotal dele, mas que reflete também a vocação de cada padre que em algum momento da vida escolheu dizer “sim ao Senhor, chorar e sorrir, a vida arriscar e a Cruz carregar por amor a uma grande missão”.

Na alegria de acolhê-los como presbíteros em meio a nossa comunidade de fé, faço minhas as palavras de São Paulo em carta dirigida aos Coríntios: “A graça de Jesus seja com vocês!”

Caminhar seguindo os passos de Cristo é necessário e deve ser a meta de cada ser humano. Na condição de sacerdotes, somos cooperados do serviço apostólico para santificação do povo e oferecimento a Deus do Santo Sacrifício. Por isso, peçamos diariamente a ação do Espírito Santo em nós, a fim de que não vivamos envoltos numa religiosidade infundada: cheia de si e vazia de Deus; mas sim, sejamos verdadeiros reflexos do ressuscitado que quer ser presença salvífica para a humanidade inteira através da nossa vocação.

Ordenados há quase duas semanas, vocês viverão as primícias sacerdotais em meio aos paroquianos e romeiros da Mãe das Dores. Neste solo de fé fértil, considerado por muitos o altar do Nordeste, foi semeado pelo Padre Cícero Romão um serviço apostólico eficaz. Enquanto fraternidade sacerdotal da Basílica, somos responsáveis por continuar adubando as raízes, a fim de que os frutos desta frondosa árvore, que nasceu do trabalho pastoral do “Padim”, permaneçam. Indico que do Conselheiro do Sertão, tenhamos também como exemplo o seu amor por Jesus Cristo, por Maria Santíssima e a sua indelével preferência pelos menos favorecidos.

Acrescento mais uma vez a esta acolhida a catequese de dom Pedro Brito, que deixa um importante ensinamento para nós: “Como Jesus, sejamos presbíteros dispostos a dar sempre o primeiro passo: indo ao encontro dos excluídos e marginalizados, oferecendo e pedindo perdão. É necessário que sejamos presbíteros enamorados do nosso sacerdócio, conquistados pelo ideal de serviço, a exemplo de Cristo Pastor, bom e servo por amor. O tempo e a vida não nos pertencem: são de Deus e dos irmãos.”

Na formação dos senhores, tive a graça de acompanhá-los como diretor espiritual. E, a partir deagora,caminharemosladoaladonaconduçãodopovodeDeusquerodeiao altar da Mãe das Dores. Nesta nova etapa, abracemos juntos a missão com generosidade, sem acomodação ou superioridade. Façamo-nos servidores no altar e na vida cotidiana, exercendo em comunhão fraterna “os dons que recebemos para servir os outros e administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”.

Com a chegada de vocês, nossa comunidade passa a contar com sete sacerdotes. Na Sagrada Escritura, o número sete significa perfeição divina, totalidade e plenitude espiritual. Por isso, como responsável por esta casa, dirijo-me a todos nós, fraternidade sacerdotal desta Basílica, pedindo que um dos propósitos que fizemos no dia das nossas ordenações continue ecoando no nosso coração e faça parte das nossas preces diárias: “Deus, que nos inspirou o bom propósito, nos conduza sempre mais a perfeição”.

Em nome da Comunidade Sacerdotal, colaboradores, paroquianos e romeiros: Sejam bem-vindos, meus irmãos!

Em Cristo,

Padre Cícero José da Silva

Reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.