Legião de Maria: há cem anos em ordem de batalha

Legião de Maria: há cem anos em ordem de batalha

Categoria: Igreja

11/09/2021 Por: Assessoria de Comunicação - Diocese de Crato


A Legião de Maria, uma das forças na ação evangelizadora da Diocese de Crato, comemorou nesta terça-feira, dia 7 de setembro, o centenário de sua criação na Igreja (1921-2021) por um leigo irlandês, funcionário público, chamado Frank Duff. Ele buscou inspiração na estrutura organizacional do exército da antiga legião romana – daí por que Legião de Maria – fez releituras de símbolos (estandartes, bandeiras) e adotou nomes em latim (língua oficial da Igreja na época) para expressar a comunhão com a Igreja de Roma e manter a identidade entre os membros. Os legionários realizam trabalhos espirituais e de evangelização e se reúnem semanalmente para trocar experiências e recarregar as energias com orações em torno do altar da Virgem Mãe de Deus.

Essa memória foi celebrada na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, onde as legionárias e os legionários atuantes no município de Crato se reuniram em ação de graças unidas/os às demais paróquias em cujo território há a presença da Legião de Maria.

No interior da Igreja, o branco das roupas, o uniforme que as/os identificam nas missas e atos litúrgicos, estava combinado às máscaras de proteção facial, item obrigatório para estes tempos de pandemia. As orações foram iniciadas pontualmente às três da tarde e a mesma disciplina pode ser observada no seguimento às regras de segurança contra a covid-19, dentre as quais o distanciamento é fator primordial.

“Vocês, em suas ações, são as talhas que são preenchidas até a borda com o vinho novo da existência, do conforto, para tantas pessoas, tantas almas. Que a singularidade deste trabalho, que há cem anos percorre o mundo, permaneça na vitalidade. E que Deus seja glorificado pela existência da Legião de Maria”, exortou o administrador diocesano Padre José Vicente Pinto, ao meditar o Evangelho das Bodas de Caná, escolhido para este dia de festa.

O jovem Juliano Cordeiro, que milita nas fileiras da Legião há 23 anos, considera que a celebração do centenário reafirma e reacende o compromisso firmado pelo fundador, Frank Duff. “Estamos reunidos para celebrar esse exército em ordem de batalha. Essa celebração reafirma e reacende em nós aquele compromisso iniciado lá na Irlanda. Hoje, nós estamos nos cinco continentes. E somos convidados, sobretudo, a reinflamar esse carisma missionário e evangelizador”.

#peladiocese

Na Igreja de Crato, as ações da Legião de Maria são coordenadas por dois comitia: Maria, Estrela da Evangelização (mais antigo), localizado em Crato e no qual estão reunidos 30 praesidia e 9 curiae. É compostos pelos nos municípios de Crato, Barbalha, Jardim, Mauriti, Aurora, Brejo Santo, Porteiras, Antonina do Norte, Assaré, Santana do Cariri, Potengi, Campos Sales e Nova Olinda; e Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte (mais recente), composto por 5 curiae e 13 praesidia distribuídos nos municípios de Juazeiro, Missão Velha, Barro, Milagres e Lavras da Mangabeira.

Em Juazeiro, as legionárias e legionários aproveitaram a ocasião das cerimônias religiosas que têm lugar nestes dias na festa e romaria de Nossa Senhora, padroeira do município, onde Ela é venerada sob o carinhoso título de “Mãe das Dores”. Ao redor da Imagem peregrina, fizeram vigília das oito da manhã, às quatro da tarde, incluindo a recitação das mil Ave-Marias.

Já a Paróquia Imaculada Conceição, em Mauriti, celebrou antecipadamente o centenário na Santa Missa do último domingo, dia 4.

Para saber mais

A Legião de Maria é uma associação internacional de fiéis fundada em 1921, em Dublin, na Irlanda, por um jovem funcionário público, Frank Duff, hoje em processo de beatificação.

Chegou ao Brasil quase trinta anos depois, em 1950, obtendo o reconhecimento oficial em outubro do ano seguinte. No Ceará, está presente há exatos 65 anos e na Diocese de Crato há 61, inicialmente na Catedral de Nossa Senhora da Penha, na antiga Igreja de São Vicente, hoje Santuário Eucarístico Diocesano, e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Gizelia Pinheiro (Batareira).

A Legião de Maria é um movimento de leigos. Segundo o Manual Oficial, tem como finalidade “a glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja: o esmagamento da cabeça da serpente e a extensão do Reino de Cristo”. A espiritualidade é totalmente Mariana, ou, como disse São João XXIII: “Apresenta a verdadeira face da Igreja Católica”.

O fundador, Frank Duff, inspirado na estrutura organizacional do exército da antiga legião romana, ressignificou símbolos do exército romano e adotando a nomenclatura quase toda em latim: catena legionis, vexillum, tessera, praesidium, curia, regia, comitium.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.