Categoria: Basílica
15/09/2023 Por: Patrícia Mirelly Lima - Jornalista
Juazeiro do Norte voltou a se encher de romeiros e devotos de Nossa Senhora das Dores, padroeira do município, em uma demonstração de fé e devoção retomada após a pandemia de Covid-19.
Desde as primeiras horas deste dia 15 de setembro, solenidade da padroeira, milhares de pessoas se aglomeravam ao redor da Basílica, buscando as bênçãos da santa para as suas vidas. A emoção transbordava em cantos, orações e lágrimas de devoção.
Às nove da manhã, como é tradição, o bispo diocesano presidiu a missa solene na Matriz, que foi concelebrada por padres da Diocese de Crato, dioceses circunvizinhas, romeiras e visitantes.
Refletindo esta solenidade, Dom Magnus Henrique Lopes, disse que ela faz recordar “o grande presente”, a única e mais preciosa riqueza que Jesus tinha naquele momento: a sua Mãe.
“Queridos romeiros e romeiras, a Virgem está no pé da Cruz, e a contempla, com o coração em frangalhos, com a dor de todas as mães que perdem os seus filhos. No entanto, diante de toda essa cena tão dolorosa, a presença de Maria é confortadora, como a presença de qualquer mãe em nossa vida”, afirmou Dom Magnus. E ainda meditando sobre a maternidade de Maria, disse que Ela permanece “oferecendo o olhar mais sagrado e alentador que uma Mãe pode oferecer quando choramos”, mas com serenidade, com fé, com silêncio.
Devoção
A Romaria de Nossa Senhora das Dores é uma das celebrações que atraem peregrinos de diferentes partes do Nordeste, de outras regiões e até de fora do país. A celebração acontece todos os anos, em setembro, mês que os romeiros guardam com atenção e devoção.
Em um cenário marcado pela fé, Juazeiro do Norte se transforma em um mar de gente, em cujas águas se busca alívio para dores, sofrimentos e preocupações.
Nos primeiros quinze dias de setembro, a cidade começa a ser tomada por uma atmosfera de fervor religioso. Fiéis de todas as idades se dirigiram à Basílica, muitos deles percorrendo longas distâncias como forma de penitência por alguma graça alcançada. O movimento nas ruas é intenso, com os romeiros trajando roupas características, como chapéu de palha e o rosário no pescoço.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.