Categoria: Basílica
01/09/2020 Por: Jornalista Patrícia Mirelly
1.357 visualizações
É tradição que nas festas de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte – CE e da nação romeira, uma família fique responsável por acolher e zelar pela Imagem peregrina durante todo o dia e devolvê-la no começo da noite, para a celebração do quinzenário.
Por causa da pandemia, essa demonstração de amor e de devoção foi adaptada. Mas nem por isso os paroquianos se sentiram menos filhos da Santíssima Virgem, a quem invocam sob o carinhoso título de “Mãe das Dores”, repetindo-o para si com o coração comovido: “Ó defendei-nos por vossas dores!”.
“Foi pensado, então, em colocar a Imagem em tendas, distribuídas em todo o território paroquial, das 8h às 16h, até o dia 14. Para evitar aglomerações, foram designados alguns missionários para ‘guardar’ a Imagem, monitorando uso de máscara e álcool gel”, explicou a articuladora das Pastorais, Angelita Maciel.
E grande conforto essa adaptação trouxe aos fiéis, que enchem os corações de esperança e de fortaleza na luta de todos os dias contra a pandemia. “Muitas pessoas estão impedidas de ir à Igreja, mas Nossa Senhora vem ao encontro do povo. Todos que estão passando, vêm, fazem a sua oração, o seu agradecimento, o seu pedido por estar vencendo esse Covid-19 diante de tantas mortes”, considerou Wilna Lopes, ministra da Eucaristia e membro da pastoral familiar da Basílica Santuário. Assim como os demais paroquianos, ela tem encontrado nova esperança para seguir adiante.
Acompanhe a peregrinação da Imagem de Nossa Senhora das Dores nos setores (agrupamentos de bairros) que compõem o território paroquial da Basílica Santuário.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.