Igreja Católica modifica rito de imposição das Cinzas por causa da Covid-19

Igreja Católica modifica rito de imposição das Cinzas por causa da Covid-19

Categoria: Basílica

12/02/2021 Por: Jornalista Patrícia Mirelly


A pandemia de Covid-19 também reflete em âmbito litúrgico. A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou orientações a serem seguidas pelos celebrantes no rito de imposição das cinzas, que não será colocada na fronte (testa) dos fiéis, em formato de cruz, como de costume. A Quarta-feira de Cinzas, que inicia o tempo da Quaresma para os católicos, será no próximo dia 17 de fevereiro. A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos é um departamento da Santa Sé (sede da Igreja Católica em Roma) responsável pela regulamentação da Liturgia e pela promoção dos Sacramentos e Sacramentais.

De acordo com a nota publicada, a oração de bênção e aspersão das cinzas com água benta será feita em silêncio, e a fórmula que se encontra no Missal Romano “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás” será dita pelo sacerdote de uma só vez, voltando para a assembleia de fiéis.

A nota reforça que o sacerdote deve, depois, lavar as mãos, colocar a máscara protegendo o nariz e a boca, e só então impor as cinzas a todos os presentes que podem se aproximar dele ou aguardá-lo de pé, em seu lugar. O sacerdote pega, então, nas cinzas e as coloca sobre a cabeça de cada um, mas sem dizer nada.

Para saber mais

As cinzas são utilizadas na Igreja como um rito penitencial, para indicar ao fiel a sua condição de pecador, por meio de um sinal que lhe é feito na testa e que sinaliza o início de um caminho de conversão rumo à Páscoa do Senhor. A Quarta-feira de Cinzas inicia o tempo da Quaresma, destinado, justamente, à purificação da alma. É um dia obrigatório de penitência na Igreja, que inclui a prática do jejum (deixar de praticar algo de que se gosta) e abstinência de carne.

Anexos:

NOTA SOBRE A IMPOSIÇÃO DAS CINZAS - CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS.(1).pdf

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