Categoria: Basílica
01/02/2015 Por: Administrador
1.976 visualizações
Na tarde do último sábado (31), foi realizada mais uma edição do Encontro com os romeiros, promovido pela coordenadora da Pastoral Diocesana de Romaria, Ir.Annette Dumoulin, no Círculo Operário São José, na Basílica de Nossa Senhora das Dores. Durante a tradicional reunião, a problemática das multas aplicadas aos romeiros que viajam a Juazeiro do Norte por meio do caminhão pau-de-arara foi discutida pelo público.
O evento contou com a participação do pároco da Basílica, Pe. Joaquim Cláudio de Freitas, do pároco do Santuário de São Francisco das Chagas, Frei Barbosa, e do professor universitário e membro da Pastoral Diocesana de Romaria, Zé Carlos Santos.
Na ocasião, foram apresentados os resultados da última audiência realizada em Brasília, no dia 09 de dezembro de 2014, com o Ministro Gilberto Carvalho da Assessoria da Presidência da República e com o General Gonçalves Dias, os membros da Pastoral Diocesana de Romarias da Diocese de Crato - CE e a Comissão do Santuário de São Francisco de Canindé – CE para tratarem de assuntos referentes ao transporte caminhão pau-de-arara de que dependem muitos romeiros do Nordeste.
O objetivo da Comissão Diocesana Pastoral de Romaria consiste em conseguir, junto às autoridades competentes, a licença para esse tipo de transporte já que a resolução n. 82 do CONTRAN assinala que por motivos religiosos esse tipo de transporte pode trafegar. É claro, contendo as condições básicas de segurança.
Além disso, foi pedido também na audiência que os romeiros de Nossa Senhoras das Dores, do Pe. Cícero e de São Francisco não sejam mais vítimas de intolerância religiosa nas estradas do Nordeste.
Texto: Ingrid Monteiro (Jornalista)
Fotos: Rozelia Costa
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.