Categoria: Basílica
20/07/2024 Por: Patrícia Mirelly - Jornalista
Entre os dias 19 e 20 de julho, os bispos do Ceará realizaram uma peregrinação para celebrar o legado de Padre Cícero Romão Batista, unindo-se para visitar os locais históricos e religiosos associados ao sacerdote.
As atividades começaram ao fim da tarde de sexta-feira, com os bispos reunidos para ouvir a história de Padre Cícero, compartilhada pelo diretor do Departamento Histórico da Diocese de Crato, Padre Roserlândio de Sousa. A romaria seguiu até Santana do Cariri, percorrendo 63 km até o local. Lá, os bispos conheceram a história da Beata Benigna Cardoso, visitaram o santuário dedicado a ela, a Igreja Matriz de Senhora Santana e o Museu de Paleontologia.
"Nós viemos de todos os lugares, exatamente, para celebrar a graça de Deus que se manifesta neste território sagrado," expressou o arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão. Ele enfatizou: "Nós sabemos que o Senhor escolheu esta terra para ser um sinal visível de sua graça em nosso meio. Padre Cícero trabalhou aqui nestas terras e seu olhar, seu foco principal, estava voltado para o povo, especialmente os pobres que encontrava consolo na Virgem das Dores."
Dom Aurélio de Sousa, bispo de Quixadá, na região do Sertão Central cearense, refletiu sobre a experiência: "Em todas as nossas dioceses, trabalhamos com um povo que possui uma forte religiosidade popular. Vir aqui, conhecer estes lugares concretos, ouvir as histórias e testemunhos que ainda vivem na memória do povo, inspirando a fé, a esperança e a vida de nossa gente, isso nos motiva a sermos cada vez mais pastores que escutam, acolhem e discernem os sinais de Deus na vida de nosso povo."
A peregrinação também fortaleceu a união do clero da Diocese de Crato, marcando a primeira vez que os sacerdotes participam juntos de uma romaria, renovando o compromisso de cuidar do povo à luz dos ensinamentos de Jesus Cristo, à semelhança do que fez o Padre Cícero Romão.
“São os bispos, são os padres, caminhando, fazendo esta peregrinação de fé,” completou Dom Magnus Henrique Lopes, bispo de Crato. Ele destacou: "Este é um momento de encontro e celebração dos 90 anos do falecimento de Padre Cícero. De certa forma, é também uma romaria do Episcopado.”
Espiritualidade, comunhão e reflexão
Espiritualidade, comunhão e reflexão permearam toda a romaria, sublinhando a importância da religiosidade popular e o exemplo de santidade deixado por figuras como Padre Cícero e a Beata Benigna Cardoso.
“Um chamado que se faz a nós, presbíteros, é para que, assim como Padre Cícero Romão, cuidemos do povo. Padre, assuma este compromisso: aponte o caminho que é Jesus Cristo, a Verdade e a Vida, e ajude a fornecer respostas concretas, unindo a oração com ação,” enfatizou o reitor da Basílica Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José.
Para saber mais:
O Regional Nordeste 1 engloba nove dioceses situadas no estado do Ceará, abrangendo uma vasta área geográfica e eclesiástica. Inclui as arquidioceses de Fortaleza, Crato, Iguatu, Crateús, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Tianguá, contribuindo para a diversidade e a riqueza espiritual da região.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.