É festa, é romaria: Basílica Santuário celebra reencontro com os romeiros depois de dois anos

É festa, é romaria: Basílica Santuário celebra reencontro com os romeiros depois de dois anos

Categoria: Basílica

11/09/2022 Por: Assessoria de Comunicação


As bandeirinhas tremulando na Praça do Romeiro e a voz entoando os benditos à Mãe das Dores, neste lugar significativo onde se recorda o início da missão do Padre Cícero Romão Batista, sinalizaram a abertura da Romaria de Nossa Senhora das Dores, na noite deste sábado, 10 de setembro, associada ao Quinzenário solene.

A multidão que se reuniu diante do altar estava exultante de alegria e, ao mesmo tempo, agradecida pela superação da Covid-19 que durante dois anos impediu a participação presencial nos festejos à padroeira de Juazeiro do Norte e da Nação Romeira.  

“Esse ano marca a volta da romaria presencial, graças a Deus e ao avanço do controle da pandemia, o que nos permitiu também o reencontro com os romeiros que já estão vindo a Juazeiro. Por isso tenho dito que essa é a ‘Romaria da Gratidão’, ainda mais com a notícia de que o Padre Cícero Romão Batista agora é servo de Deus”, comemora o pároco e reitor, Padre Cícero José. 

Até o próximo dia 14, véspera da solenidade de Nossa Senhora das Dores, as missas noturnas serão rezadas na Praça do Romeiro para favorecer a participação do maior número de fiéis. 

10ª noite do Quinzenário

Frei Antônio Garcia, pároco da Paróquia São Francisco das Chagas (Franciscanos), presidiu a Eucaristia nesta 10ª noite do Quinzenário solene. Ele estava acompanhado de uma boa representação de seus paroquianos, entre membros da Irmandade do Santíssimo, do Terço dos Homens e do Apostolado da Oração, além do Colégio Medalha, de espiritualidade Mariana, que há dez anos cumpre o preceito de se associar aos festejos à Mãe das Dores. Unidos pelos mesmo entusiasmo,  o Encontro de Casais com Cristo (ECC), a Pastoral Familiar e a Pastoral do Dízimo também participaram como noitários.

Após saudar os concelebrantes e todo povo de Deus, romeiros e romeiras da Mãe das Dores e do Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista, presentes na Praça do Romeiro, o sacerdote capuchinho iniciou sua homilia destacando que a liturgia celebrada neste dia nos convida a refletir sobre o amor misericordioso de Deus como Pai. Na Primeira Leitura, Deus perdoa o povo, mesmo este tendo sido infiel, e no Evangelho aprendemos sobre o amor divino que nos acolhe, ama e perdoa. 

Concluindo a reflexão, Frei Garcia afirmou que a Romaria nos convida voltar para o amor de Deus que nos renova, e que a liturgia nos chama a reconstituir a Imagem de Deus, pois muitas vezes o mundo nos impõe a imagem de um deus que castiga, mas que o Deus que Jesus nos apresenta é amor, perdão que acolhe a todos que o busca. É voltando para Deus e perdoados por Ele que conseguimos acolher, amar e perdoar nossos irmãos.

Ao fim da missa, alunos do Colégio Medalha fizeram apresentações musicais para homenagear Nossa Senhora das Dores e o Padre Cícero Romão.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.