Devoção é serviço

Devoção é serviço

Categoria: Artigos

18/06/2021 Por: José Carlos Barbosa

José Carlos Barbosa

José Carlos Barbosa

Romeiro pernambucano
Estudioso da vida do Padre Cícero Romão Batista e dos fatos de Juazeiro do Norte.


Neste mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus é admirável refletir sobre o que é uma verdadeira devoção.

Para a Igreja no Nordeste brasileiro, Padre Cícero Romão Batista é um referencial da devoção e da divulgação da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Devoção no sentido pleno da Palavra hebraica.

O termo hebraico é “Avodah”. Esta palavra ajunta as ideias de adoração/veneração e de trabalho/serviço. Em suas aparições no Antigo Testamento, adorar a Deus e servi-lo se relacionam com as noções de serviço, lida, artesanato e produção.
Olhando para o conceito de devoção e seu significado em Hebraico, podemos ter um breve entendimento que a devoção do Padre Cícero Romão Batista pelo Sagrado Coração de Jesus foi vivida inteiramente fundamentada em um profundo significado. Ele viveu e expressou essa devoção com palavras e principalmente com ações, um verdadeiro trabalho em todos os campos da vida, em cada situação na família, na Igreja, na política, entre os amigos, entre os romeiros e romeiras, vivendo a todo instante a configuração de sua vida com a vida e a missão do Coração de Jesus que, mesmo ferido, perdoa e ama a todos.

O modelo de devoção que o Padre Cícero assumiu para sua vida e missão, proporcionou-lhe uma experiência pessoal e comunitária com o Sagrado Coração de Jesus no sonho que transformou toda a sua vida.

* A experiência pessoal conferiu-lhe uma missão: “E você, Cícero, tome conta deles, do meu povo!”

* A experiência comunitária fez com que ele visse no sofrimento dos retirantes, o sofrimento de todos os irmãos, que esperam a coragem de um missionário devotado para ser um guia, presença de Deus na caminhada. Padre Cícero assumiu essa missão por toda sua vida, e para além da vida, pois ele mesmo disse: “No céu pedirei a Deus por vocês todos.” A devoção do Padre Cícero foi serviço.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.