Depoimentos dos Romeiros do Padre Cícero

Depoimentos dos Romeiros do Padre Cícero

Categoria: Basílica

31/10/2014 Por: Administrador


2.335 visualizações


Carlos Félix Bezerra

Lajedo-PE

“No último dia 29 de outubro, por volta das 15h00, no Posto Rodoviário do município de Jati-PE, 12 caminhões que vinham da cidade de Lajedo-PE, com destino a Juazeiro do Norte para a Romaria de Finados, foram parados por policiais, os quais nos pediram documentos do carro e do motorista para aplicarem a multa por estarmos em caminhão pai de arara. Ficamos surpresos e revoltados. Houve um momento em que realizamos um movimento em prol da liberação dos caminhões. Nós interditamos a estrada com pedaços de madeira e pedras. Foi um protesto para a gente ir a Juazeiro. Às 16h30, os policiais liberaram a nossa passagem, mas afirmaram que, em nosso retorno para a cidade de Lajedo, seríamos multados novamente. Faz 35 anos que faço viagens em romaria a Juazeiro como motorista e nunca tive esse tipo de problema. Quando não venho aqui, fico doente. Só queremos participar das romarias como romeiros do Padre Cícero que somos”.

 

Benildes Alves de Oliveira

Nossa Senhora da Glória-SE

“Ao passarmos pelo Posto Policial do município de Floresta, os agentes policiais não pararam o nosso caminhão, mas multaram. Depois de um mês, chegou a multa em casa. Em Abaiara, os policiais pararam o caminhão pau de arara e demoraram a liberação do veículo. Já faz 36 anos de viagem a Juazeiro, cumprindo a tradição da família. Meu bisavó vinha a pé há 100 anos a Juazeiro. Nossa família é de romeiro! Isso é absurdo!”

 

Heleno Francisco de Oliveira

Sairé-PE

“Há 16 anos, venho a Juazeiro do Norte em romaria com o caminhão bem coberto, arrumado e com os documentos em dia. Os guardas param os veículos e multam os motoristas e, às vezes, nem param e chegam as multas em casa. No ano passado, paguei uma multa de R$ 180,00 e recebi sete pontos na carteira de motorista. Neste ano, vim de ônibus, mas não gostei. Os romeiros reclamam da viagem de ônibus. Tenho medo que caso não liberem os caminhões de pau de arara, as romarias a Juazeiro vão acabar!”

 

José Lourival Soares Barbosa

Caetés-PE

“A gente gosta do caminhão pau de arara. Tem multa que chega ao valor de três mil reais. Muitos motoristas tentam desviar os postos ficais por outras estradas. A multa a gente paga, mas o pior são os pontos na carteira do motorista. As romarias estão diminuindo muito com essas perseguições. Nós somos de Caetés e precisamos vir a Juazeiro porque a gente gosta. Essa situação tem que ser resolvida!”

Por Ingrid Monteiro

Foto: Rozelia Costa

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.