Consagrar-se para santificar o povo

Consagrar-se para santificar o povo

Categoria: Artigos

04/08/2021 Por: José Carlos Barbosa

José Carlos Barbosa

José Carlos Barbosa

Romeiro pernambucano
Estudioso da vida do Padre Cícero Romão Batista e dos fatos de Juazeiro do Norte.


“CONSAGRAR OU SANTIFICAR” consiste em dedicar algo a Deus, excluindo-o dos usos profanos; neste sentido Deus diz a Jeremias: “ANTES DE TERES SAÍDO DO SEIO MATERNO EU TE SANTIFIQUEI, TE CONSTITUÍ PROFETA PARA AS NAÇÕES” (Jr 1, 5).

A consagração a Deus exige a perfeição ou santidade do dom consagrado. Daí que uma pessoa consagrada deva ter a santidade moral, exercitar-se nas virtudes morais. Ambas as coisas – santificação e perfeição – pede o Senhor para os seus discípulos, porque delas necessitam para cumprir a sua missão sobrenatural no mundo.

“SÓ POR ELES ME CONSAGRO...” (Jo 17, 19). Estas palavras querem dizer que Jesus Cristo, que carregou os pecados dos homens, se consagra ao Pai por meio do Seu sacrifício na Cruz. Por este, todos os cristãos ficam santificados: “POR ISSO TAMBÉM JESUS, PARA SANTIFICAR O POVO COM O SEU SANGUE, PADECEU” (Hb 13, 12). Na verdade, depois da morte de Cristo, os homens mediante o Batismo, tornam-se filhos de Deus, participantes da natureza Divina e capazes de alcançar a santidade a que foram chamados.

“SÓ POR NÓS TE CONSAGRASTES”

Eu agradeço a Deus por ter conhecido o Senhor, seu padre, pois o vejo como bom Pastor que realmente se consagrou por nós. Sei que o senhor atualiza diariamente essa consagração, carregando a cruz diária da renúncia das vontades pessoais. Agradeço a Deus principalmente por serdes pároco desta Paróquia e Reitor deste Santuário, que é Paróquia e Santuário de todo Nordeste e posso dizer também, do mundo todo, pois aqui chegam muitos romeiros e visitantes que são paroquianos porque celebram os mistérios da fé.

Agradeço a Deus por ter colocado o Senhor no caminho dos romeiros. Os outros administradores fizeram muito por nós, mas o Senhor tornou a Casa da Mãe das Dores mais acolhedora porque abriu as portas para conhecermos a história e por ter dado vez e voz aos que queriam essa oportunidade. Os romeiros falam de várias formas, mas precisam da oportunidade. Essa é uma qualidade que o senhor tem e que o Padre Cícero Romão também teve. Tenho certeza que teve a intercessão dele para que o senhor fosse colocado aqui na Casa da Mãe de todos nós.

Rezo para que sejas firme e forte na missão onde quer que Deus te envie. Mas peço a Ele que te preserve neste trabalho na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.

Que Deus o abençoe juntamente com os que compartilham essa missão de pastorear o povo.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.