Comunhão, Participação e Missão: Diocese de Crato encerra fase diocesana do Sínodo 2021 - 2023

Comunhão, Participação e Missão: Diocese de Crato encerra fase diocesana do Sínodo 2021 - 2023

Categoria: Basílica

17/06/2022 Por: Nayane Moreira


Nesta sexta-feira, 17 de junho, em Celebração Eucarística presidida por Dom Magnus Henrique Lopes, na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, a igreja particular de Crato encerrou a fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021 - 2023. O momento contou com a participação do clero, entre eles os sacerdotes e diáconos da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, seminaristas, religiosos (as) e leigos representantes das paróquias da diocese.

“Hoje, como diocese, estamos encerrando esta escuta sinodal, gravada no nosso coração, mas também gravada na nossa razão. Esta escuta sinodal vai levando as nossas conquistas, os nossos fracassos; mas também seria impossível não pensarmos que esta escuta também vai marcada pela nossa forma de pensar e de agir; vai marcada pela nossa história”, disse Dom Magnus durante a homilia.

A fase diocesana é a primeira das etapas percorridas no caminho sinodal proposto pelo Papa Francisco ao longo deste triênio (2021 - 2023). Na diocese de Crato, o caminho preparatório para a escuta foi iniciado em outubro de 2021 com a Missa de abertura, seguida de um seminário formativo em novembro do mesmo ano. Já em 2022, de fevereiro a abril, foram realizadas as escutas nas paróquias.

Em maio, a comissão diocesana para a fase diocesana do sínodo, composta por onze membros, dentre eles o vigário paroquial, o diácono transitório e a Coordenadora de Pastoral da Casa da Mãe das Dores:  Padre Gilberto Júnior, Diácono Rodrigo Rêmulo e Angelita Maciel, realizou o trabalho de leitura das respostas coletadas nas paróquias e com base nelas foi redigido o texto final da síntese diocesana. 

Angelita Maciel, membro da comissão do sínodo para a diocese, relatou que: “esta foi uma oportunidade de olhar a diocese e descobrir o rosto que temos, ou seja, um rosto com muita vontade de caminhar e acertar o passo. Termino o processo com muita esperança de termos uma diocese sinodal; nós estamos no caminho, não está construído, pois precisamos avançar na escuta e no diálogo com os outros para além de nós”.

Ao final da Santa Missa, Dom Magnus Henrique agradeceu aos padres e leigos que fraternalmente contribuíram com a construção deste caminho sinodal na diocese. Agora finalizado, o documento final de síntese da escuta sinodal diocesana será encaminhado à Equipe Nacional de Animação do Sínodo 2023, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

Próximas etapas

Fase continental: Acontecerá de setembro de 2022 a março de 2023.

Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos: Será realizada em outubro de 2023, em Roma.

 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.