Os bispos, assessores e o grupo de peritos da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) encontram-se reunidos, de 19 a 22 de fevereiro, na sede da Conferência, em Brasília (DF), para planejar as atividades do ano e discernir o caminho para todo o quadriênio da atual gestão e sua missão.
O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, acolheu os participantes na manhã da terça-feira, 20 de fevereiro, e dirigiu-lhes uma palavra de motivação.
Missão evangelizadora
De acordo com o bispo eleito de Petrópolis (RJ) e presidente da Comissão para a Doutrina da CNBB, dom Joel Portela Amado, a equipe está buscando compreender as implicações teológicas para a missão evangelizadora hoje.
“Até o momento, a conversa tem se centrado na pessoa de Jesus Cristo e em como anunciar sua mensagem. Como permitir o sentir com a Igreja, a comunhão da Igreja na diversidade de modos de ser, de diferentes configurações culturais e de tantas causas específicas, mas todas elas em torno do mesmo Jesus”, destacou dom Joel.
Segundo dom Joel, o grande desafio colocado para a reflexão da Comissão pode ser resumido em duas palavras “comunhão” e “sinodalidade”, traduzidas como unidade na pluralidade. “Vemos que há muitas causas, muitas lutas, muitos sonhos. Mas como juntar tudo isto e perceber que há uma vivência do Evangelho que deve perpassar toda essa diversidade de situações?”, refletiu.
Participantes
Participam da reunião, o seu presidente, dom Joel Portella Amado, e os bispos que a integram a Comissão, dom Antônio Luiz Catelan, dom Francisco de Sales Alencar Batista, dom Magnus Henrique Lopes e dom Marcelo Antônio da Silva; os dois assessores da Comissão, padre Douglas Alves Fontes e padre Tiago Fraga Gomes; e o grupo de peritos em Doutrina da Fé: padre Antonio Edson Bantim, padre Carlos José Monteiro Steffen, Clélia Peretti, padre Creômenes Tenório Maciel, Gilcemar Hohemberger, padre Júlio Cesar Rocha Dos Santos, padre Marcial Maçaneiro, Matthias Grenzer, frei Ricardo Santana, padre Sérgio Grigoleto, padre Thiago de Moliner Eufrásio e padre Vitor Galdino Feller.
Tags: