Categoria: Artigos
24/08/2025 Por: Rodrigo de Sousa - Professor e Catequista
Catequese é Processo!
Processo de educação da fé, na qual cada pessoa vai se aproximando e sendo introduzida no Mistério de Cristo. Não se trata apenas de transmitir doutrinas ou repassar fórmulas, mas de ir dando forma para poder moldar discípulos enraizados na Palavra de Deus, na partilha, na oração, na instrução e na vida comunitária. A catequese desperta, alimenta e fortalece a fé, conduzindo à comunhão com Deus e à vida sacramental na Igreja.
A palavra “catequese” vem do grego "katēchēsis", que significa instrução oral. Ela deriva do verbo "katēchéō”, a ação de fazer ecoar, de ensinar oralmente, de instruir através da palavra. É fazer ressoar a fé, de modo que ela ecoe no coração do outro. Por isso é processo, porque é andar um percurso e isso demanda tempo.
A Catequese não é apenas uma aula, mas um caminho de fé. Através da escuta da Palavra, da experiência comunitária e da celebração dos sacramentos, cada um é convidado a encontrar-se pessoalmente com Jesus Cristo, reconhecer-se amado e chamado a segui-lo.
Catequese é mais do que ensino ou explicação. Caminhar nesse processo é vivenciar a Educação da Fé, para que seja possível levar ao encontro pessoal com Jesus Cristo, inserir na vida da comunidade eclesial, conduzir à participação consciente e ativa nos Sacramentos, formar e dar forma. Como diz o Catecismo da Igreja Católica (n.4-9): "a Catequese está intimamente ligada à vida inteira da Igreja. Ela visa fazer com que a fé, já recebida, cresça e se desenvolva".
Catequese acontece dentro da realidade na qual se encontra inserida, não num universo paralelo. Por isso deve ser encarnada, pois o caminho é feito por pessoas e com pessoas, de carne e osso, de corpo e alma. Deve também transcender a realidade, visto que Jesus é a meta, evitando que se torne apenas um processo acadêmico, doutrinário e devocional, que são ferramentas que precisam ser trabalhadas na realidade, de forma a levar a uma vida orante, dentro e fora de si e da Igreja Templo, e de uma busca constante do encontro com o Cristo.
É processo e leva tempo. Não é vapt vupt, pois se for, não leva a pensar e aí cai no esquecimento. Santo Agostinho que dizia: "creio para entender e entendo para crer". Ter conhecimento de toda a Doutrina, de muitos livros, de códigos e devoções não é saber necessariamente pensar. Pensar e entender demandam etapas, caso contrário, seremos conduzidos a escolher com emoção e não com a razão, a defender com paixão, apenas, mas sem argumentos. O processo Catequético nos faz caminhar com estas ferramentas e estas ações.
O Caminho Catequético vai dando coluna (sustentação), assim como na gestação do ser no ventre da Mãe (Igreja), e ao longo do processo de Iniciação Cristã (Batismo, Reconciliação, Eucaristia e Crisma) não deixa cair com qualquer vento de doutrina e nem deixa de usar o bom senso. Ter fé não é apenas sentir arrepios durante os louvores. Também é manter o olhar firme quando faltar o chão.
O percurso vai mostrando que a fé ressoada tem emoção, mas não apenas emoção. A fé exige uma resposta todos os dias e levará, por isso, a compreensão do encontro todos os dias, a busca constante por Cristo. Trago as palavras de Tereza D’Ávila "vejam-te meus olhos, doce e bom Senhor; vejam-te meus olhos, e morra eu de amor".
É uma decisão constante e, ressalto, com bom senso, com discernimento. Porque crer é perceber que o amor que Ele nos pede não é fácil e muito menos confortável. Por isso o percurso, o processo, o itinerário no grupo de Catequese também está na vida cotidiana da comunidade e de cada um de seus membros. A Catequese no caminho da fé exige muito mais do que um post inspirador na rede social ou frases de efeito. Recordo a realidade: vivemos no tempo do resumo, do resumo do resumo, e por vezes podemos apenas ficar ciscando a realidade, ciscando a fé, ciscando a solidez, e fazendo ouvido de mercador ao próprio Jesus que nos pede “avancem para as águas mais profundas” (Lucas 5,4).
"Só se ama aquilo que se conhece", nos fala mais uma vez Agostinho, e toma-se consciência que a Catequese grita, ecoa e inicia o processo de condução ao encontro com Jesus Cristo. Ela coloca no caminho, entretanto, este conhecimento vai continuar a crescer até o fim da vida. A Iniciação à Vida Cristã é tarefa da comunidade e espera-se que quanto mais cada pessoa reze, estude, leia, participe, cante, louve, atenda, acolha... Quanto mais viva em comunidade mais ame. É nela e através da comunidade que Deus vai ficando mais próximo, mais humano, mais maravilhoso. Porque quanto mais a gente O conhece mais entende que Deus não é um ser distante. Ele também é aquele que se fez pequeno, vulnerável e está presente em cada um de nós.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.