Carreata abre a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Candeias 2019

Carreata abre a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Candeias 2019

Categoria: Basílica

29/01/2019 Por: Aline Salustiano


Na manhã desta terça-feira, 29 de janeiro, a população de Juazeiro do Norte aguardava, nas portas ou estabelecimentos comerciais, a carreata com a Imagem de Nossa Senhora que saiu do 2º Batalhão da Polícia Militar, foi conduzida no carro dos bombeiros e escoltada pela Polícia Militar, percorreu as principais ruas da cidade anunciando a abertura de mais uma Festa e Romaria dedicada a Nossa Senhora das Candeias.

“Nós estamos oficialmente celebrando a abertura da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, desejando que durante estes dias possamos ir ao encontro de Jesus, e que a sua Luz também ilumine todos aqueles que não O conhecem”, disse o pároco/reitor da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, padre Cícero José da Silva.

Ao chegarem à Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, os fiéis aguardavam ansiosos a Imagem da Mãe das Candeias, que foi conduzida até o altar pelas mãos dos oficiais da Polícia Militar.

Na oportunidade, padre Cícero José fez memória às famílias atingidas pelo rompimento de três barragens da Vale em Brumadinho - MG, na última sexta-feira (25). “Vamos fazer um minuto de silêncio pelos irmãos atingidos por essa tragédia que marca a história do Brasil. A nação romeira reza em solidariedade às famílias que foram vítimas em Brumadinho, Minas Gerais”, disse.

Em seguida aconteceu a Celebração Eucarística que foi presidida pelo vigário paroquial, padre Paulo Borges.

Origem da Festa

A origem da Festa dedicada a Nossa Senhora das Candeias é incerta. Uma das hipóteses, talvez a mais popular, é que ela teria sido criada pelo próprio Padre Cícero Romão, a fim de ajudar um ferreiro desempregado, instruiu os fiéis a adquirem candeeiros para a procissão de Nossa Senhora das Candeias.
Outra hipótese é que a tradição teria iniciado em 1895, quando o povo, saiu às ruas da cidade com velas acesas, na esperança de que Nossa Senhora da Luz iluminasse a mente do então bispo Dom Joaquim José Vieira, no desejo de que ele revisse as medidas repressivas impostas ao Padre Cícero, por conta do conhecido “milagre da hóstia”.

Porém a Festa está embasada no contexto bíblico e litúrgico que é atribuído ao momento da Apresentação do Menino Jesus no Templo, conforme a tradição judaica, onde Nossa Senhora apresentou a todos a luz dos povos que veio para tirar o mundo das trevas.

Programação

A programação do festejo segue até o dia 02 de fevereiro e contará com Celebrações Eucarísticas, confissões, encontro com os romeiros, apresentações culturais e a tradicional procissão das luzes no encerramento.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.