Cardeal Dom Leonardo Steiner preside Santa Missa na Capela do Socorro

Cardeal Dom Leonardo Steiner preside Santa Missa na Capela do Socorro

Categoria: Basílica

26/10/2022 Por: Assessoria de Comunicação


Na manhã desta terça-feira, 25 de outubro, Dom Leonardo Ulrich Steiner, Cardeal e arcebispo de Manaus, presidiu a Santa Missa na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juazeiro do Norte, Ceará, local onde está sepultado o Padre Cícero Romão Batista. A presença de Dom Leonardo, OFM, junto ao bispo de Crato, Dom Magnus Henrique, a Dom Fernando Pânico, bispo emérito, e aos sacerdotes romeiros e diocesanos ao redor do túmulo do Padre Cícero, confirma mais uma vez o olhar da Igreja e a comunhão institucional que é um dos sinais mais visíveis da beleza eclesial. 


Dom Leonardo volta a Juazeiro pela terceira vez, logo após a beatificação da menina Benigna, isso gera comunhão, participação e acima de tudo confirma mais uma vez o olhar que a Igreja tem dedicado ao fenômeno das romarias de Juazeiro. Sabemos que as complexidades da história do "Padrinho" ainda estão sendo bem apuradas, refletidas e analisadas e isso tem movimentado não apenas cientistas, mas a pastoral e a dinâmica da própria Diocese de Crato que hoje dificilmente tem sua imagem dissociada da imagem do Padre Cícero. 


A visita de Dom Leonardo é agregadora, pois de um lado do altar está a figura do Cardeal que é a de um representante legal e institucional de sua Santidade, o Papa Francisco, e do outro os grandes protagonistas: os romeiros, devotos e penitentes, pessoas que ajudaram a Igreja nesta caminhada de compreender cada vez mais que o Padre Cícero nada mais é do que um servo de Deus obediente, doado e, acima de tudo, fiel as verdades do Evangelho do Cristo.


Este dia 25 de outubro de 2022 é muito especial não apenas para a Basílica que acolhe Dom Leonardo, mas também para a história do Padre Cícero Romão, pois trata-se dos 200 anos de sua mãe, Joaquina Vicência Romana. Como nos lembrou o próprio Cardeal, Dona Quinô, como era conhecida, entrou para a história através dos contos, benditos e da literatura de cordel que a resgatou como uma figura importante da vida “fantástica” do patriarca do Nordeste. Sua pessoa está diretamente conectada a uma gama de tantas outras histórias de mães doadas, santas e educadoras. Ela viveu e sentiu muito do sofrimento de Cícero, na busca por suas ordens sacerdotais, experimentou também esse calvário, rezou e esteve ao lado dele, como o padrinho sempre relatava em suas cartas. 


Este dia fica marcado como especial na história de fé das romarias pela presença deste prelado que agrega mais um número entre outros que já vieram ao túmulo de Cícero Romão, tais como Dom Cláudio Hummes (Cardeal em São Paulo), Dom João Braz (Cardeal junto ao Papa Francisco), Dom Damasceno (Cardeal de Aparecida) e Dom Horani Tempesta (Cardeal do Rio de Janeiro).


Em suas palavras na Santa Missa, Dom Leonardo frisou que “Olhando para ele (Padre Cícero), nós sabemos como viver o Evangelho”. Essa afirmativa nos direciona a tudo que a carta da reconciliação histórica do Cardeal Pietro Parolin (2015) nos aponta referente as virtudes da ação pastoral de Cícero Romão, isso fica mais evidente quando olhamos o testemunho dos romeiros que durante décadas  viveram essa verdade, sem incentivo e apenas com a dinâmica que lhes é própria, inspirada na graça do Espírito Santo, com gratuidade, sinceridade e muita fraternidade. Isso foi passado pelas gerações de romeiros e se perpetua no hoje e na beleza das romarias que através da vivência do evangelho, experimentam na prática e não na teoria o que aprenderam com o exemplo de Cícero Romão, ou seja, uma semente que produz frutos numerosos. 

Autor: Fagner Andrade

Pernambucano
Romeiro de Salgadinho
Mestre em Antropologia e Cientista Social pela UFPE.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.