Basílica Santuário inicia Romaria Virtual de Finados; saiba onde acompanhar

Basílica Santuário inicia Romaria Virtual de Finados; saiba onde acompanhar

Categoria: Basílica

29/10/2020 Por: Patrícia Mirelly


Às cinco horas da manhã desta quinta-feira, dia 29 de outubro, os romeiros e devotos da Mãe das Dores e do Padre Cícero Romão receberam em seus celulares (e outros dispositivos eletrônicos) uma notificação. Era a oração do Ofício das Almas, sinalizando o início da Romaria de Finados – ou da Esperança.  E até o dia 2 de novembro, quando a Igreja comemora todos os fiéis defuntos, será assim: virtual. A decisão leva em conta a preservação da vida e da saúde dos próprios romeiros, explicou o pároco e reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José da Silva, para evitar aglomeração e, consequentemente, o contágio e a transmissão do novo coronavírus. Essa romaria é uma das maiores do Ciclo anual e costuma reunir cerca de 500 mil peregrinos.

“Rezaremos juntos, mesmo à distância”, acrescentou a jornalista responsável pelo Setor de Comunicação da Basílica, Patrícia Silva. A ideia – afirmou – é proporcionar aos romeiros a mesma experiência de fé, vivenciada presencialmente nos espaços sagrados de Juazeiro. “A diferença é apenas o formato da programação que foi adaptado para a internet. Essa nova realidade reforça o pedido do Padre Cícero: ‘Em cada casa, um oratório’. Desse oratório, também chamado ‘Igreja doméstica’, os romeiros preservam a própria vida e também a vida dos demais, outro conselho do padrinho: ‘Romeiro de verdade vive na fraternidade’”, completou a jornalista.

Assim, inspirada pelo tema “E tu, Cícero, toma conta deles!” e lema “A fé na ressurreição: certeza da vida plena para todos”, a Romaria Virtual de Finados tem mais de doze horas de programação levando os mesmos momentos oracionais (Ofício, rosário e missa), culturais (show do Chapéu, Encontro com os Romeiros), mas também novidades, como o programa “Café com Esperança” e “Caminhos da Esperança”. Toda a programação é exibida em multiplataforma nos canais digitais da Basílica Santuário.

Saiba como acompanhar

A programação da Romaria Virtual de Finados pode ser assistida por qualquer dispositivo móvel (celular ou tablet), computadores e smarts tv’s com acesso à internet. No aplicativo do Youtube, basta procurar por “Mãe das Dores Juazeiro” na barra de pesquisa, presentada por uma lupa. Os vídeos são reproduzidos em alta qualidade. Essa resolução, por sua vez, pode ser escolhida pelo internauta para evitar o consumo excessivo de dados móveis, por exemplo. O ideal é acessá-los conectando o dispositivo à internet wi-fi. O mesmo processo deve ser feito nas redes sociais, nos aplicativos do Instagram e Facebook. Lá, também é possível ter acesso à programação para cada dia. Já o site traz uma série de conteúdos especiais, destaques, galeria de fotos, vídeos e os protocolos de segurança adotados para este tempo.

Meu padrinho, quantas saudades!

O professor e historiador, José Carlos, membro da Comissão Pastoral de Romaria, explica que a Romaria de Finados está intimamente ligada à morte do Padre Cícero, na década de 1930. “Com a morte do Padre Cícero, a romaria se firma, porque é a romaria de visita ao túmulo dele”, disse. Segundo o professor, no imaginário popular, o padrinho não morreu, mudou-se para outra vida, mas continua presente no coração de seus afilhados.

 

A programação detalha pode ser acessada no anexo abaixo:

Anexos:

Programação Romaria Virtual de Finadoss.docx

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter