Basílica Santuário faz renovação da nação romeira ao Sagrado Coração de Jesus

Basílica Santuário faz renovação da nação romeira ao Sagrado Coração de Jesus

Categoria: Basílica

19/06/2020 Por: Assessoria de Comunicação


A Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, Ceará, realizou nesta sexta-feira, dia 19 de junho, a renovação da nação romeira ao Sagrado Coração de Jesus. Essa prática, tão difundida e incentivada pelo Padre Cícero Romão Batista, foi mantida mesmo sem a presença dos fiéis, ainda impossibilitados de participar presencialmente das celebrações por causa da pandemia do novo coronavírus.

Na Casa da Mãe das Dores, o altar do Coração de Jesus foi todo ornado de flores para receber honrosamente a celebração. Estavam presentes os vigários paroquiais, Padre Antônio Romão, Padre Cicero Gomes, Padre Edson Bantim e Padre Paulo Borges, além do pároco de Assaré, Padre Paulo Evangelista. O pároco reitor da Basílica, Padre Cícero José, presidiu as orações. Nas intenções apresentadas, além dos romeiros, estava o Apostolado da Oração. Por medida de segurança, para evitar a disseminação do vírus, a romaria nordestina desse movimento foi cancelada. Ela seria realizada na própria Basílica, nos dias 1º e 02 de agosto próximo.

“Neste tempo de pandemia, devemos renovar e reanimar a nossa esperança para não perder a certeza de que Deus está no comando de tudo. A mensagem que deixamos é esta: que sejamos perseverantes e, ao mesmo tempo, em família, buscar e refletir qual lição de Jesus Cristo nós podemos aprender a partir dessa realidade que estamos inseridos, ou seja, esvaziar o coração das tensões e deixar que o Amor de Deus possa inundá-lo”, disse Padre Cícero José.

Para entoar em louvores

Dentre as práticas da piedade popular nordestinas, tem lugar especial a renovação ao Sagrado Coração de Jesus, nascida de um pedido feito a Santa Margarida Maria de Alacoque, religiosa francesa, para quem Ele mesmo apareceu, em 1673, mostrando o Coração coroado de espinhos, sangrando e flamejante. Ao fazê-lo, deixou também doze promessas, dentre as quais está a renovação: “A minha bênção pousará sobre as casas em que se achar exposta e venerada a Imagem do Meu Sagrado Coração”.

No Nordeste brasileiro, a devoção ao Coração de Jesus foi propagada pelo Padre Cícero Romão Batista, que a trouxe da Europa, adaptando-a a realidade sertaneja do povo.

Ao fixar morada em Juazeiro do Norte, no ano de 1871, Padre Cícero incentivou os moradores a entronizar a imagem do Sagrado Coração de Jesus em seus lares. Assim, a sala de entrada das residências ficou conhecida popularmente como a “sala do santo”.

A renovação ainda hoje é realizada nas residências, em datas simbólicas para as famílias como o aniversário de casamento ou o nascimento dos filhos. O Padre Cícero não só estimulou essa tradição, ensinando que cada casa deveria dedicar um oratório ao Coração Santo, como tinha especial devoção por Ele.

Na Basílica, a renovação é móvel, segue a data em que a Igreja celebra a solenidade do Sagrado Coração.

Patrícia Mirelly - Jornalista

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.