Basílica Santuário concluiu festa da padroeira com carreata pelas ruas de Juazeiro do Norte

Basílica Santuário concluiu festa da padroeira com carreata pelas ruas de Juazeiro do Norte

Categoria: Basílica

15/09/2021 Por: Patrícia Mirelly de Lima


Pequenos altares com toalhas, velas e flores ganham as ruas de Juazeiro do Norte ao cair da tarde desta quarta-feira, 15 de setembro, solenidade da padroeira, Nossa Senhora das Dores, venerada nestas terras sob o carinhoso título de “Mãe das Dores”, devoção cultivada e propagada pelo Padre Cícero Romão Batista.

O carro-andor que transportava a Imagem Primitiva, encontrada pelo padrinho nos idos de 1872, quando chegou à Vila Tabuleiro Grande, foi cuidadosamente ornado para sair em cortejo pelas dezenove ruas que cortam o território paroquial da Basílica Santuário.

Por medida de segurança, para evitar o contágio da Covid-19, o carro-andor não pode ser acompanhado pelos devotos, como é comum todos os anos. Mesmo assim, de suas casas, os fiéis acompanharam o trajeto, aguardando nas calçadas, acenando à passagem da Santa padroeira, numa prece de súplica e de agradecimento, embalados pelos benditos que tocam o coração do povo juazeirense e do povo romeiro, dentre os quais está o hino da padroeira, eternizado na voz de Irmã Annette Doumolin. 

Na Rua do Rosário, por exemplo, os moradores enfeitaram as fachadas das casas com balões, bandeirolas e até uma réplica do andor de Nossa Senhora. “É sempre uma festa aguardar a Imagem peregrina. A gente fica muito feliz, é um momento de bênção, de felicidade”, disse a paroquiana e devota, Altilia.

Após a procissão, na Praça do Romeiro, este momento de piedade e devoção foi concluído com a benção do Santíssimo Sacramento, concedida pelo administrador diocesano da Diocese de Crato, Padre José Vicente Pinto.

Cobertura especial

A passagem do carro-andor também movimentou a TV Web Mãe das Dores Juazeiro, canal oficial da Basílica Santuário, que levou a cobertura do cortejo solene pelas ruas do território paroquial para os romeiros que vivem nos estados do Nordeste, de outras regiões do país e até fora dele. A transmissão ao vivo reuniu uma equipe formada por repórteres e cinegrafistas, acompanhando de perto a expectativa dos fiéis para a passagem da Imagem Primitiva. No estúdio da TV Web, a jornalista Patrícia Silva apresentou a procissão motorizada que contou com os comentários do romeiro de Surubim-PE, Carlos Barbosa. 

A íntegra da procissão está disponível pra quem quiser rever. Basta procurar no YouTube ou na página da Basílica Santuário no Facebook.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.