Basílica inicia fase paroquial do Sínodo dos Bispos ouvindo o povo romeiro

Basílica inicia fase paroquial do Sínodo dos Bispos ouvindo o povo romeiro

Categoria: Basílica

31/10/2021 Por: Patrícia Mirelly Lima - Jornalista


A Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro do Norte-CE, iniciou neste sábado, 30 de outubro, a fase paroquial do Sínodo, uma assembleia de bispos convocada pelo Papa Francisco no começo do mês. A intenção do Santo Padre é ouvir o que a Igreja pensa sobre ela mesma a partir de três palavras-chaves: participação, comunhão e missão. Para isso, propõe uma consulta às bases.

“A nossa paróquia tem muitos rostos e um deles é romeiro”, explicou a articuladora das pastorais, Angelita Maciel (Nininha). De acordo com ela, o processo paroquial do Sínodo começa na Romaria de Finados por ser o melhor momento para escutar os romeiros, principalmente na ‘Reunião das três da tarde’ idealizada pela Irmã Annette Dumoulin, há 45 anos. “A reunião é o momento que o romeiro fala dele mesmo. Essa primeira fase vai ser guiada pela pergunta: ‘que alegria a Igreja Romeira nos traz? ’. A resposta eles já dizem no dia a dia, então nós vamos apenas documentar. E o melhor momento de escutá-los é agora, na romaria”.

Para Carmem Lúcia Tomás Bezerra, membro da comissão que compõe a fase paroquial, a expectativa é coletar a interpretação do povo romeiro sobre a Igreja que anuncia o Evangelho, que caminha em conjunto. “Nós vamos passar esses três dias compilando essas respostas para, ao final, elaborarmos uma síntese das interpretações”.

Passada a romaria, será a vez das pastorais, movimentos e serviços. O processo de consulta vai durar até janeiro de 2022. Uma equipe está responsável pela síntese das informações que depois serão enviadas à Diocese de Crato.

Para saber mais

Em 10 de outubro, o Papa Francisco iniciou, em Roma, o Sínodo dos Bispos que se estenderá até outubro de 2023 e irá tratar sobre a “sinodalidade” eclesial. A palavra “sínodo” vem do grego e, em tradução simples, significa “caminhar juntos”. A Igreja quer discutir sobre três palavras-chave - participação, comunhão e missão - a partir da pergunta: “Uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, ‘caminha em conjunto’. Como é este ‘caminho em conjunto’ está a acontecer hoje na vossa Igreja local? Que passos é que o Espírito Santo nos convida a dar para crescermos no nosso ‘caminhar junto’? (Documento Preparatório, n. 26)”.

A 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos está prevista para acontecer até outubro de 2023.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.