Assembleia Paroquial dá passos para construção de comunidades eclesiais missionárias

Assembleia Paroquial dá passos para construção de comunidades eclesiais missionárias

Categoria: Basílica

09/02/2020 Por: Patrícia Mirelly


A Assembleia Paroquial da Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, foi concluída neste domingo, dia 9 de fevereiro, com a benção de envio dos participantes.

Impulsionado pelo tema “Com o Padre Cícero, construindo comunidades eclesiais missionárias”, o objetivo principal do encontro estava em construir o Plano de Pastoral Paroquial, segundo os quatro pilares da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária. O plano deve guiar as atividades da Basílica no próximo quadriênio (2019-2023).

Para construí-lo, foram convocados os representantes dos setores, pastorais, movimentos e comunidades religiosas, dentre outros colaboradores, além da comunidade sacerdotal, que representam as “forças vivas da paróquia”, “na intenção de parar, avaliar e recomeçar com a esperança de que podemos ser melhores, revendo os passos em busca da salvação”, segundo o reitor, Padre Cícero José da Silva. Na avaliação dele, as conclusões da assembleia foram positivas e que os participantes souberam responder os apelos da Igreja em saída. “Foi um momento de pensar e também de avaliar, neste ano que é diferente dos demais por estarmos celebrando os 150 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Cícero Romão”, completou.

Divididos em grupos, os participantes avaliaram, refletiram e expuseram as discussões em plenária. Dentre as ações propostas, está uma programação especial para os jovens, com sessões de cinema e workshop catequéticos e educativos, principalmente nas romarias do mês de julho, período das férias escolares, e círculos bíblicos na intenção de fazê-los conhecer ainda mais o Padre Cícero Romão. Esse mesmo conhecimento do padrinho foi proposto às aulas de catequese e demais momentos de formação, incluindo as pastorais, movimentos e serviços, para aprofundar, por exemplo, os métodos utilizados nas missões que ele executava.

Fraternidade, serviço, unidade e partilha foram as palavras condutoras dos dois dias de encontro, que se constituíram num amplo espaço de diálogo e compromisso de toda a paróquia, agora chamada a concretiza-los no dia a dia à luz dos pilares propostos pela Igreja no Brasil.

 

Por: Jornalista Patrícia Mirelly

Foto: Thaís Cândido

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter