As Chagas de São Francisco unidas às dores de Nossa Senhora: Fraternidade Capuchinha participa da 12ª noite do quinzenário

As Chagas de São Francisco unidas às dores de Nossa Senhora: Fraternidade Capuchinha participa da 12ª noite do quinzenário

Categoria: Basílica

12/09/2023 Por: Nayane Moreira - Jornalista


Passava das 18h quando, na Praça do Romeiro, a irmandade do Santíssimo perfilada com tocheiros nas mãos abria caminho para o andor com a imagem peregrina que os integrantes do Terço dos Homens traziam nos ombros, acompanhada pela Comunidade Paroquial dos Franciscanos de Juazeiro do Norte. Neste décimo segundo dia do quinzenário, a Fraternidade Capuchinha fez parte do noitário da Festa e Romaria da Mãe das Dores, associando de forma simbólica as Chagas de São Francisco às dores de Nossa Senhora.  

A Celebração Eucarística trouxe a memória do Santíssimo Nome da Bem-Aventurada Virgem Maria, comemorada de modo facultativo pela Igreja no mundo inteiro neste dia 12 de setembro. O Frei Antônio Fernandes Garcia, OFMCap, pároco da Paróquia São Francisco das Chagas, presidiu a Eucaristia. O sacerdote lembrou que a memória “é um reconhecimento que a Igreja faz à Mãe de Deus, ela que bem viveu a fé, seguiu o Evangelho e se tornou uma fiel discípula com um testemunho que comove, arrasta e chama a seguir verdadeiramente os passos de Jesus.” 

 

A noite também foi marcada pela presença do Frei Raimundo Barbosa, OFMCap, a quem o Padre Cícero José, reitor da Basílica Santuário, descreveu como “romaria viva” no meio do povo. Dos 74 anos de vida, 36 deles são dedicados ao ministério sacerdotal. Na Paróquia São Francisco das Chagas, de Juazeiro do Norte, assumiu a função de pároco em meados de 1997, onde desenvolveu intenso trabalho pastoral junto aos paroquianos e dedicou especial atenção às romarias e romeiros que passavam pela Capital da Fé. A presença dele nesta noite foi sinônimo de fortaleza, reencontro e gratidão. 

 

“Hoje é a noite da Paróquia São Francisco das Chagas e durante 22 anos eu presidi essa procissão que vem do Santuário dos Franciscanos até a Basílica. Hoje, eu pedi ao pároco, Frei Garcia, que me trouxesse porque eu senti muita saudade”, comentou o frei que desde 2021 vem debilitado em decorrência de problemas de saúde. 

 

Antes da bênção final, voltados para a imagem da Virgem Dolorosa, os milhares de peregrinos distribuídos na Praça do Romeiro entoaram com fervor o hino “Virgem Bendita” e acompanharam a apresentação que os alunos do Colégio Medalha Milagrosa realizaram como forma de homenagear Nossa Senhora, padroeira do município.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.