As celebrações do Papa por ocasião da Imaculada Conceição e festas natalinas

As celebrações do Papa por ocasião da Imaculada Conceição e festas natalinas

Categoria: Igreja

28/11/2021 Por: Vatican News


Publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé o calendário das cerimônias presididas pelo Pontífice até 9 de janeiro com os Batismos na Capela Sistina. Em 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição, um ato privado de devoção de Francisco – no lugar da tradicional homenagem pública à Virgem Maria na Praça de Espanha (centro de Roma) - para evitar aglomerações nesta época de pandemia

Vatican News

A Sala de Imprensa vaticana anunciou o calendário das Celebrações Litúrgicas Pontifícias para o dia da Imaculada Conceição e o Tempo do Natal. Trata-se de semanas centrais e intensas para os fiéis, pois encerram o ano de 2021 e iniciam o novo ano nos meses de dezembro e janeiro.

A fim de evitar multidões e o consequente risco de contágio da Covid-19, em vez da habitual homenagem pública à Imaculada Conceição na Praça de Espanha, centro de Roma, no dia 8 de dezembro o Papa Francisco fará um ato privado de devoção, rezando a Nossa Senhora para proteger os romanos, a cidade em que vivem e os doentes que precisam de Sua proteção materna em todo o mundo.

Calendário natalino

O tempo do Natal é marcado por numerosas celebrações presididas pelo Papa e acompanhadas pelo mundo inteiro. O início do calendário natalino. No dia 24 de dezembro, às 19h30 (hora local), Francisco preside a Santa Missa da noite de Natal na Basílica de São Pedro. Sábado, 25 de dezembro, ao meio-dia, a tradicional bênção "Urbi et Orbi". Na sexta-feira, dia 31, o Pontífice estará na Basílica de São Pedro, às 17h, para presidir as Primeiras Vésperas da Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus e recitar o Te Deum em ação de graças pelo ano transcorrido.

Celebrações nos dias 1º, 6 e 9 de janeiro

A Basílica Vaticana também acolherá as celebrações nos dias 1º e 6 de janeiro. No primeiro dia do novo ano, Solenidade da Santíssima Virgem Maria Mãe de Deus e 55º Dia Mundial da Paz, o Papa presidirá a Santa Missa às 10h, assim como em 6 de janeiro, Solenidade da Epifania do Senhor, também às 10h locais.

Como por tradição no dia 9 de janeiro - o domingo após a Epifania -, se celebra a Festa do Batismo do Senhor. Às 9h30, na Capela Sistina, Francisco preside a Santa Missa e o Batismo de algumas crianças com seus pais.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.