A importância do voto e a responsabilidade política

A importância do voto e a responsabilidade política

Categoria: Artigos

05/10/2024 Por: Brendo Santos - Seminarista


Queridos amigos, prezados irmãos! Graça e Paz! 

Em relação às eleições deste ano, trago uma breve, mas importante reflexão.

Amanhã, celebraremos mais uma vez a festa da democracia. Iremos às urnas exercer a nossa cidadania através do voto. Sabemos que esse direito foi conquistado com muita luta e que muitos dedicaram suas vidas a tão nobre causa. Assim, votar é mais do que uma garantia assegurada pela Constituição da República: é um dever moral e ético de cada cidadão.

Pela votação, contribuímos para o bem comum, buscando escolher líderes que promovam o desenvolvimento integral de nossas comunidades. Dessa forma, legitimamos o processo democrático e fortalecemos o respeito à vontade popular. Neste pleito, teremos a oportunidade de eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Independentemente de filiação partidária ou ideologia é fundamental que, antes de votar, façamos uma análise cuidadosa das propostas dos candidatos. Somente assim poderemos escolher aqueles que mais se alinham aos valores da justiça social, solidariedade e dignidade humana.

O Santo Padre, o Papa Francisco, ao refletir sobre política e economia, nos faz um alerta e, ao mesmo tempo, uma profunda exortação: "Rezo ao Senhor para que nos conceda mais políticos que tenham verdadeira preocupação com a sociedade, o povo e com a vida dos pobres. É indispensável que governantes e líderes financeiros levantem o olhar e ampliem suas perspectivas, promovendo trabalho digno, educação e saúde para todos. Por que não recorrer a Deus, pedindo que inspire seus planos? Creio que, a partir dessa abertura à transcendência, poderíamos formar uma nova mentalidade política e econômica, capaz de superar a divisão entre economia e bem comum social" (Evangelii Gaudium, 205). Tenhamos isso em mente na hora de escolher nossos representantes!

Em nossas cidades, pelo Brasil afora, certamente conhecemos os candidatos, seja pelo nome, convivência ou pelas redes sociais. No entanto, isso não basta! O voto não é apenas apertar teclas na urna ou uma mera formalidade; é um valioso instrumento para a construção de uma sociedade melhor. Por isso, devemos nos esforçar para conhecer as propostas e os planos de governo de cada candidato. Na hora de votar, vote em projetos concretos. Procure escolher aqueles que você acredita que poderão tornar sua cidade mais justa, democrática e com melhor qualidade de vida para todos.

Portanto, para termos sucesso nessa missão, é de suma importância deixarmos de lado emoções, ideologias e paixões partidárias e focar, com racionalidade, nos problemas que enfrentamos e nas soluções que precisamos.

Que Nossa Senhora Aparecida, nossa querida Padroeira, nos ajude nessa árdua, mas necessária missão, e que o Espírito Santo ilumine as nossas escolhas, para que, com responsabilidade e consciência, possamos promover uma sociedade mais justa e solidária, de acordo com os valores do Evangelho.

Boas eleições! Um forte e afetuoso abraço!

Brendo Santos 

Seminarista da Diocese de Crato/CE e Professor de Filosofia

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.