4ª noite do Quinzenário: “Acolher é ser sábio”

4ª noite do Quinzenário: “Acolher é ser sábio”

Categoria: Basílica

04/09/2022 Por: Assessoria de Comunicação


Neste domingo, dia dedicado ao Senhor, a Paróquia de Nossa Senhora das Dores/Basílica Santuário celebrou a 4ª noite do Quinzenário festivo, que foi dedicado à Pastoral da Criança, ao Segue-me e aos Jovens do ‘Meu Padim’.

Após as orações preparatórias e o canto da Ladainha, teve início a Santa Missa presidida pelo Padre José Adelino, pároco da Paróquia São José do Limoeiro, em Juazeiro do Norte, e diretor espiritual do Apostolado da Oração na Diocese de Crato. Ele estava acompanhado de uma boa representação de paroquianos, especialmente membros do Apostolado da Oração com suas roupas brancas e fita vermelha sobre os ombros. A Eucaristia foi concelebrada pelos padres da Comunidade Sacerdotal da Basílica.

Após saudar a todos, Padre Adelino recordou que estamos no mês da Bíblia e nos motivou a fazer a experiência da leitura da Palavra de Deus. Sobre a liturgia, que apresenta Jesus em viagem a Jerusalém, um percurso difícil e cheio de desafios, disse que somos chamados a refletir sobre o seguimento a Cristo e suas consequências.

A partir dessa reflexão, o sacerdote destacou que a primeira leitura nos convida a ter o coração aberto e a pedirmos sabedoria para seguir Jesus, o Senhor que é nosso refúgio.Também ressaltou que a sabedoria de Deus, que movia São Paulo, o fez escrever a Filêmom pedindo que acolhesse Onésimo como um verdadeiro irmão. Assim, acolher é ser sábio.

Sobre o Evangelho, destacou que grandes multidões acompanhavam Jesus, não muito diferente de hoje, quando se faz grandes encontros e festas de padroeiro. Por isso, lembrou que Jesus também teve a preocupação de querer que as pessoas não o seguissem enganadas, pois em Jerusalém Ele encontraria sofrimento antes da vitória. Foi por isso que Jesus fez três exigências aos seus seguidores, para que quem quisesse segui-lo tivesse a sabedoria de fazê-lo de forma consciente, ou seja, sabendo que enfrentaria sofrimentos antes de vencer, e que era preciso renúncias para segui-lo fielmente.

A homilia na íntegra está disponível na transmissão da Santa Missa no canal da TV Mãe das Dores no YouTube.

Saiba mais

O Quinzenário é a preparação para a solenidade de Nossa Senhora das Dores, que será celebrada, justamente, no dia 15 de setembro. A programação até lá, pode ser acessada neste site e nas redes sociais.

Bendita sejais, Senhora das Dores! Esse é o hino de ação de graças entoado com devoção e afeto pelos paroquianos de Nossa Senhora das Dores, unido ao louvor do romeiros que vão chegando a Juazeiro do Norte.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.