“O Padre Cícero Romão sabia rezar como Jesus ensinou”, diz reitor da Basílica na missa do dia 20

“O Padre Cícero Romão sabia rezar como Jesus ensinou”, diz reitor da Basílica na missa do dia 20

Categoria: Basílica

20/06/2024 Por: Nayane Moreira - Jornalista


A cada dia 20 do mês quem passa pelos arredores do Largo do Socorro, em Juazeiro do Norte - CE, já escuta ao longe a voz marcante de Francisquinho das Igrejas e o soar dos instrumentos da banda de música municipal. E em junho não foi diferente, antes do prenúncio de claridade que assinala a aurora, inúmeros devotos domiciliados na Capital da Fé e em cidades romeiras já aguardavam contritos o início da Santa Missa em sufrágio da alma do Servo de Deus Padre Cícero Romão. 

Na ausência de dom Magnus Henrique, OFMCap, bispo diocesano, o Padre Cícero José, reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores, presidiu a Eucaristia. Junto a ele outros presbíteros da Igreja Particular de Crato e sacerdotes religiosos atuantes no território da diocese rodeavam o altar na condição de concelebrantes. 

A liturgia do dia trouxe um convite à ligação afeita e direta com o Senhor, mas também a revisão de vida por meio do arrependimento sincero e da virtude de saber perdoar. “No Evangelho de hoje, Jesus ensina a oração das orações: o Pai-nosso, prece em que refletimos e pedimos tudo quanto é necessário para vivermos bem, como Deus quer. O perdão ao qual Jesus se refere é também uma das grandes necessidades da vida, pois somos seres humanos e cometemos erros que precisam ser consertados e isso começa, justamente, com o pedido e a doação do perdão”, disse. 

Ao recordar também os feitos do Patriarca do Nordeste, o Padre Cícero José pontuou que o padrinho da nação romeira, hoje com processo de beatificação em andamento, soube observar, cumprir e transmitir plenamente ao povo a Palavra do Senhor. “O Servo de Deus Padre Cícero Romão sabia rezar como Jesus ensinou e sua oração sempre foi encarnada com a realidade espiritual e social de seu tempo. Ele soube santificar o nome de Deus, se esforçou para construir o Reino, cuidou do povo, pediu e trabalhou para que nunca lhes faltasse o pão de cada dia, soube conceder e oferecer o perdão, pediu o livramento da tentação e do mal e se esforçava para manter-se longe do pecado”, mencionou o reitor. 

Programação do dia

Ainda hoje outras duas missas serão rezadas na Capela do Socorro. A primeira delas será às 16h e a outra às 18h. Depois de pouco mais de uma semana, as celebrações voltam a ser sediadas na capela, isso porque, o serviço de pintura que estava sendo realizado na parte externa da igreja foi concluído.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.