Categoria: Basílica
20/06/2024 Por: Nayane Moreira - Jornalista
A cada dia 20 do mês quem passa pelos arredores do Largo do Socorro, em Juazeiro do Norte - CE, já escuta ao longe a voz marcante de Francisquinho das Igrejas e o soar dos instrumentos da banda de música municipal. E em junho não foi diferente, antes do prenúncio de claridade que assinala a aurora, inúmeros devotos domiciliados na Capital da Fé e em cidades romeiras já aguardavam contritos o início da Santa Missa em sufrágio da alma do Servo de Deus Padre Cícero Romão.
Na ausência de dom Magnus Henrique, OFMCap, bispo diocesano, o Padre Cícero José, reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores, presidiu a Eucaristia. Junto a ele outros presbíteros da Igreja Particular de Crato e sacerdotes religiosos atuantes no território da diocese rodeavam o altar na condição de concelebrantes.
A liturgia do dia trouxe um convite à ligação afeita e direta com o Senhor, mas também a revisão de vida por meio do arrependimento sincero e da virtude de saber perdoar. “No Evangelho de hoje, Jesus ensina a oração das orações: o Pai-nosso, prece em que refletimos e pedimos tudo quanto é necessário para vivermos bem, como Deus quer. O perdão ao qual Jesus se refere é também uma das grandes necessidades da vida, pois somos seres humanos e cometemos erros que precisam ser consertados e isso começa, justamente, com o pedido e a doação do perdão”, disse.
Ao recordar também os feitos do Patriarca do Nordeste, o Padre Cícero José pontuou que o padrinho da nação romeira, hoje com processo de beatificação em andamento, soube observar, cumprir e transmitir plenamente ao povo a Palavra do Senhor. “O Servo de Deus Padre Cícero Romão sabia rezar como Jesus ensinou e sua oração sempre foi encarnada com a realidade espiritual e social de seu tempo. Ele soube santificar o nome de Deus, se esforçou para construir o Reino, cuidou do povo, pediu e trabalhou para que nunca lhes faltasse o pão de cada dia, soube conceder e oferecer o perdão, pediu o livramento da tentação e do mal e se esforçava para manter-se longe do pecado”, mencionou o reitor.
Programação do dia
Ainda hoje outras duas missas serão rezadas na Capela do Socorro. A primeira delas será às 16h e a outra às 18h. Depois de pouco mais de uma semana, as celebrações voltam a ser sediadas na capela, isso porque, o serviço de pintura que estava sendo realizado na parte externa da igreja foi concluído.
Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.