“Motivados pelo exemplo do Padre Cícero, escutar o que Deus fala por meio da Palavra”, diz Padre Adelino Dantas na missa do dia 20

“Motivados pelo exemplo do Padre Cícero, escutar o que Deus fala por meio da Palavra”, diz Padre Adelino Dantas na missa do dia 20

Categoria: Basílica

20/04/2024 Por: Nayane Moreira | Assessoria de Comunicação


Em Juazeiro do Norte, Ceará, todos os dias 20 são marcados pela celebração da esperança, momento em que os devotos se reúnem às seis horas da manhã para elevarem confiantes ao Céu as orações de sufrágio pela alma do Patriarca do Nordeste. A tradição iniciada em 1934, logo após o falecimento do Padre Cícero, tem reunido cada vez mais fiéis que, "motivados pelo exemplo do sacerdote, fazem suas orações e escutam o que Deus fala por meio da Palavra", como lembrou o presidente da Eucaristia neste mês de abril e vigário geral da Diocese de Crato, Padre Adelino Dantas.

A comprovação das marcas positivas do legado deixado pelo padrinho da Nação Romeira é visível no desenvolvimento da Capital da Fé e no crescimento da quantidade de peregrinos que, ano após ano, transformam a cidade no altar do Nordeste. A romeira paraibana, Josefa Henrique, por exemplo, é uma das milhões de pessoas que fazem questão de vir sempre a Juazeiro do Norte, missão aprendida com os pais quando ainda era criança. Mesmo já tendo mais de 50 viagens contabilizadas, ela concluiu a Santa Missa com os olhos marejados e o coração agradecido: “É lindo a gente seguir a Palavra de Deus a exemplo de Padre Cícero e de Nossa Senhora! Obrigada, meu padrinho, estou tão feliz", disse.  

“Senhor, tuas palavras são espírito e vida”

Ao lado do ambão, o Círio Pascal luzia. A chama que dele provinha era um lembrete do momento especial que a Igreja vivencia: o tempo pascal.

A liturgia da Palavra desses dias exorta os cristãos a permanecerem com os ouvidos atentos à Palavra de Deus que, nos termos do apóstolo Pedro, são eternas, embora nem sempre fáceis de serem escutadas.

“A nossa vida é feita de escolhas. As vezes buscamos um Deus que esteja a nosso serviço, somos encantados por novidades e esquecemos do que é essencial, ou seja, assemelharmos a nossa vida a vida de Cristo. Comungar Jesus nas mesas da Palavra e da Eucaristia é, sobretudo, para que a vida dele seja vivida por nós no cotidiano, em meio a nossa família, o trabalho e a comunidade na qual estamos inseridos”, disse o sacerdote.

Bendito seja Deus pela saúde e pelos bons pastores

Concelebraram a Eucaristia, padres diocesanos e romeiros. Ao final, os fiéis tiveram notícias sobre o estado de saúde do bispo diocesano, Dom Magnus Henrique, que se encontra bem disposto em Recife – PE para continuação do tratamento após a cirurgia realizada em Brasília no último mês para reparação de fratura sofrida em decorrência de uma queda.

A assembleia reunida também rezou pelo início do pastoreio do novo arcebispo arquidiocesano de Maceió, Dom Carlos Alberto Breis, que foi empossado canonicamente neste dia 20. O Padre Cícero José, reitor da Basílica de Juazeiro do Norte, foi à Capital Alagoana para representar a Diocese de Crato neste momento de unidade, por isso não esteve presente na celebração em sufrágio da alma do Padre Cícero.

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.