“Aonde vai esse povo, que marcha em romaria”: procissão reúne milhares de fiéis em homenagem à Mãe das Dores

“Aonde vai esse povo, que marcha em romaria”: procissão reúne milhares de fiéis em homenagem à Mãe das Dores

Categoria: Basílica

15/09/2023 Por: Patrícia Mirelly Lima - jornalista


Ao fim da tarde, após a última missa deste dia 15 de setembro, paroquianos, romeiros e devotos saíram em procissão pelas ruas Padre Cícero, Alencar Peixoto e São Pedro, em Juazeiro do Norte, acompanhando a imagem de Nossa Senhora das Dores. O momento marcou o encerramento do quinzenário que compõem a festa e romaria deste período.

Os fiéis acompanharam o cortejo rezando, cantando e manifestando sua fé de diversas formas: vestidos com camisas em homenagem à Mãe das Dores, o chapéu de palha característico do povo romeiro, que acenava à passagem do andor, e o rosário na mão para rezar com o grupo de canto.Também estavam presentes as pastorais, movimentos e serviços da Paróquia Nossa Senhora das Dores, o clero diocesano de Crato e o clero vindo de outras dioceses, seminaristas, religiosos e religiosas.

A Procissão também foi momento de encontro com Jesus Eucarístico, cuja bênção concluiu o percurso. Invocada sob a multidão pelo bispo diocesano, Dom Magnus Henrique, os fiéis não contiveram as lágrimas de gratidão; e depois, ao final, enquanto fogos eram lançados ao céu, ao som do já tradicional canto “Adeus, Maria”, elevaram pedidos de bênçãos e renovaram a confiança de estar de volta, até para o ano. 

A conclusão da festa e romaria de Nossa Senhora das Dores, que tem seu ponto alto na procissão, é dia santo que transcende o tempo e se mantém viva, renovando a devoção transmitida pelo servo de Deus Padre Cícero Romão Batista. 
 

Agradecimento especial

Na caminhada eclesial, condução e animação do povo de Deus, temos a alegria de encontrar irmãos e irmãs que de forma generosa e altruísta nos auxiliam para que os louvores à Mãe de Jesus, a Senhora das Dores, sejam realizados com a beleza e harmonia necessários. 

Neste projeto de fé muitas são as mãos e corações que se entrelaçam para fazer acontecer cada detalhe, agindo exatamente como o “padrinho” nos ensinou: dando o primeiro passo é confiando no auxílio do bom Deus para chegar ao objetivo final.

No livro do Eclesiastes aprendemos: “tudo que é de Deus dura para sempre” (Eclesiastes 3, 14). O Padre Cícero Romão, na sua simplicidade e sabedoria, entendeu a profundidade desse ensinamento das Sagradas Escrituras e realizou o prenúncio: “não tem quem acabe com as romarias em Juazeiro, pois foi um chamado da Mãe de Deus”. Vocês que estão aqui hoje e os que já passaram ao longo desses dias são prova viva dessa centenária profecia. 

Podemos dizer com convicção que são vinte dias intensos, mas a fé o combustível para prosseguirmos. Tantas foram as bonitas manifestações de confiança em Deus, na intercessão da Virgem Dolorosa e do Padre Cícero Romão que presenciamos na Casa da Mãe das Dores. Todas elas provindas do povo alegre que marcha convicto em busca da santidade. 

Hoje, com a graça de Deus, nos despedimos de mais uma romaria de Nossa Senhora das Dores certos de que a gratidão é uma virtude que vem do Céu. Por isso, em nome da Comunidade Sacerdotal da Basílica, dos Santuários, da Comissão para as romarias e da Diocese de Crato, agradeço as pessoas e empresas que foram parceiras nesta jornada: 

• Ao nosso bispo, dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap, pelo apoio e paternidade;

• Ao clero da Diocese de Crato, na pessoa do vigário-geral Padre Adelino Dantas, e a todos os irmãos no presbitério que atuam em dioceses romeiras, mas que se unem a nós nas celebrações e no atendimento às confissões;

• Aos Diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas;

• Ao romeiro da cidade de Passira, Pernambuco,  o Toninho Ramos, que fez a doação das flores do carro-andor e de chapéus de palha para o momento da despedida dos romeiros;

• A Equipe de Liturgia, coordenada pelo Padre Filipe Gonçalves;

• Aos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e aos Coroinhas;

• As Paróquias que acolheram a imagem peregrina e fizeram parte dos noitários; 

• Aos colaboradores da Casa da Mãe das Dores;

• Aos membros das Pastorais, Movimentos e novas comunidades;

E• A todos os grupos que ajudaram na animação litúrgica; 

• A Comissão para as Romarias de Juazeiro do Norte;

Aos que trabalharam na sala de informação aos romeiros;

• Ao Instituto Monsenhor Murilo;

• Ao grupo de Escoteiros, Socorristas (Greve) e a todos os que fazem o SAMU;

• A Polícia Militar, a Guarda Civil Metropolitana e ao Demutran;

• Ao Governo do Estado do Ceará, na pessoa do deputado Fernando Santana, pela parceria na estrutura; 

• A Prefeitura Municipal de Juazeiro, na pessoa do senhor prefeito Glêdson Bezerra, e as diversas Secretarias. Em especial, a Secretaria de Turismo e Romaria, na pessoa do secretário Renato Willames; a Secretaria de Saúde, de Segurança Pública e Cidadania, de Cultura e de agricultura;

• Aos trabalhadores da limpeza urbana; 

• Aos que fazem a Imprensa da Diocese de Crato, da região do Cariri e de cidades romeiras; 

• A equipe que trabalhou e organizou a Vila Tabuleiro Grande;

Aos que planejaram o Show do Chapéu e aos cantores que de forma voluntária animaram os momentos de convivência fraterna; 

• Ao dr. Nildo (advogado de Juazeiro do Norte) pela doação de um garrote para o preparo dos alimentos da Vila Tabuleiro e Casa Paroquial e ao Sr. José Alves (Brejo Santo);

• Aos diversos voluntários;

• Aos que trabalharam na ideia e confecção do carro andor; 

• A todos os paroquianos e romeiros, aos quais trago no meu coração e nas minhas orações;

 As empresas patrocinadoras da Festa e Romaria. Aqui cito o Grupo Três Corações (Café Santa Clara) e a Cajuína São Geraldo;

• Aos que fazem o Sesc Juazeiro por todo o apoio; 

• Por vocês, romeiros, que serão sempre os protagonistas da missão, rezo para que tenham sempre perseverança e coragem. Que o bom Deus vos guarde no coração. 

A todos manifesto a minha gratidão e minhas orações.

Deus seja louvado, pois é Ele quem está no comando de tudo para que juntos sejamos mais fortes.

 

Padre Cícero José da Silva

Reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores . 

Comentários:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Inscreva-se em nossa lista de e´mails para receber notificações de notícias, eventos e outras informações da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.